Militares da FAB participam do Exercício Silver Flag nos Estados Unidos

Militares da FAB participam do Exercício Silver Flag nos Estados Unidos

Militares da Diretoria de Infraestrutura da Aeronáutica (DIRINFRA) participaram, no período de 07 a 13 de dezembro, do Exercício Silver Flag na Base Aérea de Tyndall, na cidade de Panama City, Flórida, nos Estados Unidos da América. O Major Engenheiro Ricardo Miranda Cordovil e o Capitão Engenheiro Iran Rosa Xavier participaram como observadores, representando a Força Aérea Brasileira (FAB).

O Exercício Silver Flag consiste em um treinamento organizado pelo Centro de Engenharia da Força Aérea dos Estados Unidos (Air Force Civil Engineer Center) para engenheiros da Força Aérea do país e Forças Aéreas aliadas que precisam operar em situações de contingência, tais como operações bélicas, de calamidade pública ou de desenvolvimento de bases desdobradas.

Foram realizados treinamentos práticos sobre comando e controle; combate a incêndio; gerenciamento e resposta a ataques químico, biológico, radiológico e nuclear; descontaminação de explosivos em pista de pouso; reparos rápidos em pavimentos; sinalização luminosa de emergência para aeródromo e barreira móvel de retenção de aeronaves.

“Participar de um treinamento como esse nos possibilita uma visão mais ampla sobre a atuação operacional dos engenheiros em diferentes cenários de combate. As estratégias e técnicas que identificamos aqui serão muito úteis para aperfeiçoar a Engenharia de Campanha no âmbito da FAB”, destacou o Major Engenheiro Cordovil.

No ano passado, militares da Força Aérea dos Estados Unidos visitaram a Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA) para compreender como os engenheiros da FAB atuam na construção de aeródromos em regiões isoladas e inóspitas do território nacional.

Foto: DIRINFRA

(CECOMSAER/FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *