Militares da FAB recebem Medalha Santos Dumont do Governo de Minas Gerais

Militares da FAB recebem Medalha Santos Dumont do Governo de Minas Gerais

Militares da Força Aérea Brasileira (FAB), que atuam em Minas Gerais, foram homenageados pelo governo do Estado, com a Medalha Santos Dumont. A cerimônia ocorreu no dia 31 de outubro, na Fazenda Cabangu, em Santos Dumont (MG), onde nasceu o Pai da Aviação. Neste ano, 120 pessoas entre personalidades e entidades, foram agraciadas pela relevância aos serviços prestados no Estado.

Concedida pelo governo de Minas Gerais, a Medalha Santos Dumont foi criada em 1956 para comemorar o primeiro voo do 14-Bis – realizado no dia 23 de outubro de 1906, em Paris, simbolizando o reconhecimento pelo feito de Alberto Santos-Dumont, denominado Patrono da Aeronáutica Brasileira. A condecoração é concedida em quatro graus: Grande Colar, Ouro, Prata e Bronze.

A solenidade contou com a presença do Vice-Governador de Minas Gerais, Paulo Eduardo Rocha Brant, que ressaltou a importância de Santos-Dumont. “Ele é um ícone não só para Minas, mas para todo o Brasil, um gigante que nos inspira sempre, e essa cerimônia nos emociona muito, pois traz a tona a essência de nosso Estado”, pontuou. O Comandante da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani, também participou do evento.

Homenagens

O Chefe da Divisão de Ensino da EPCAR, Coronel Aviador Mauro Henrique Monsanto da Fonseca e Souza, recebeu a Medalha Grau Ouro. “Esta cerimônia, para nós da Força Aérea, tem um valor simbólico ainda mais especial, pois é realizada na Fazenda onde o Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira nasceu e viveu sua infância”, destacou.

O Comandante do Corpo de Alunos do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), Coronel Aviador Marcus Vinicius De Mello Takahashi, também destacou sua felicidade. “Por se tratar de uma das maiores comendas do Estado de Minas Gerais, fico honrado e orgulhoso em ser agraciado”, enfatizou.

A Medalha Grau Prata foi entregue ao Chefe do Grupamento de Apoio de Barbacena (GAP-BQ), Coronel Intendente Ronald José Pinto. “É uma grande emoção ser agraciado com tão importante comenda e num local tão significativo para nós. Esta condecoração representa todo o reconhecimento do trabalho do efetivo do Grupamento de Apoio para colaborar na manutenção de toda esta área”, declarou.

O homenageado com a Medalha Grau Bronze foi o Suboficial Ramon Martins de Freitas, que atua no Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa. “Me sinto lisonjeado, muito feliz e honrado em receber uma comenda de tamanha importância. É uma oportunidade para externar meu sentimento de gratidão à Força Aérea Brasileira”, concluiu.

Fotos: Sargento Valentim

(CECOMSAER/FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *