Militares da Força Aérea recebem Medalha da Ordem do Mérito Naval

Militares da Força Aérea recebem Medalha da Ordem do Mérito Naval

Solenidade agraciou 120 personalidades e cinco instituições

Cerca de 120 personalidades e cinco instituições receberam, na quinta-feira (11/06), a Comenda Ordem do Mérito Naval durante a solenidade de comemoração de 150 anos da Batalha do Riachuelo, considerada a Data Magna da Marinha do Brasil. Militares da Força Aérea Brasileira (FAB) e o Departamento de Ensino da Aeronáutica (DEPENS) foram homenageados na ocasião. O evento foi realizado no Grupamento de Fuzileiros de Brasília (DF).

MERITO 1

A cerimônia foi presidida pelo Presidente da República em exercício, Michel Temer, e contou com a participação do ministro da Defesa, Jaques Wagner, além de autoridades parlamentares. Também estava presente o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, acompanhado de membros do Alto-Comando.

De acordo com Jaques Wagner, um dos homenageados, a Batalha Naval do Riachuelo é uma data histórica para o Brasil, para o Ministério da Defesa e para todos os militares, considerada um marco para a América do Sul. “É uma oportunidade de revisitar a história, valorizar os nossos heróis e também a nossa bandeira”, acrescenta.

Para o Comandante da Marinha do Brasil, Almirante-de-Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, a comemoração também é uma oportunidade de ressaltar a importância de demais serviços prestados à instituição. “É um rico legado que devemos lembrar e cultuar. Também queremos reconhecer os trabalhos prestados à Marinha”, afirma.

Ordem do Mérito Naval

MERITO 2

A Ordem do Mérito Naval destina-se a premiar os militares da Marinha que tenham se distinguido no exercício de sua profissão e, excepcionalmente, corporações militares e instituições civis, nacionais e estrangeiras, respectivas bandeiras e estandartes, assim como personalidades brasileiras ou estrangeiras, que prestaram relevantes serviços à Marinha do Brasil.

Batalha Naval do Riachuelo

A Batalha Naval do Riachuelo é considerada, pelos historiadores, como uma batalha decisiva da Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai (1864-1870) – o maior conflito militar na América do Sul, somente superado em vítimas no Novo Mundo pela Guerra Civil Americana (1861-1865). A importância da vitória nessa batalha está ligada ao fato que, até aquela data, o Paraguai tinha a iniciativa na guerra e ela inverteu a situação, garantiu o bloqueio e o uso pelo Brasil dos rios, que eram as principais artérias do teatro de operações de guerra. Desincentivou, também, possíveis adesões de simpatizantes argentinos e uruguaios à causa paraguaia.

Confira vídeo:

(CECOMSAER/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *