Militares da Marinha do Brasil em missão de paz no Líbano recebem a Peacekeeping Medal das Nações Unidas

No dia 14 de janeiro, foi realizada a cerimônia de imposição da United Nations Peacekeeping Medal aos militares integrantes do 16º Contingente Brasileiro da Força Interina da Organização das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL). O evento ocorreu a bordo da Fragata “Liberal”, Navio Capitânia da Força-Tarefa Marítima (FTM) da UNIFIL, e teve como objetivo agraciar os militares que desempenharam serviços meritórios para as Nações Unidas, em especial, os integrantes da missão de paz UNIFIL.

A solenidade foi presidida pelo Head of Mission and Force Commander da UNIFIL, General de Divisão Stefano Del Col, e contou com a presença do Ministro-Conselheiro da Embaixada do Brasil no Líbano, Jandyr Ferreira dos Santos Júnior; do Comandante da FTM-UNIFIL, Contra-Almirante Eduardo Machado Vazquez; do Comandante da Marinha Libanesa, Contra-Almirante Hosni Daher; e de diversas personalidades civis e militares locais e de países integrantes da missão.

Após recepção à cerimônia, o General Del Col realizou revista à tropa, acompanhado pela Capitão de Fragata (T) Mônica de Araujo Thuler, oficial mais antiga do Contingente Brasileiro a receber a Peacekeeping Medal, atual Assessora Jurídica da FTM. Após a imposição das medalhas, o General Del Col dirigiu algumas palavras ao Contingente Brasileiro, destacando a participação da FTM na garantia da segurança das águas libanesas e na estabilidade da região, bem como a contribuição para o desenvolvimento da Marinha do Líbano (ML), em função de um contínuo programa de adestramento que vem sendo realizado. Ressaltou, também, o evento SAR (Search And Rescue) em que a Fragata “Liberal”, no dia 11 de outubro de 2018, resgatou 31 sírios que tentavam chegar ao Chipre, e se encontravam há três dias no mar, sem qualquer mantimento ou água para beber.

A FTM-UNIFIL foi criada em 15 de outubro de 2006, em atendimento à Resolução 1701 do Conselho de Segurança das Nações Unidas, por solicitação do governo libanês, tendo a peculiaridade de ser a única Força-Tarefa Marítima componente de uma missão de paz da ONU. Possui como tarefas principais a execução, ininterrupta, de Operações de Interdição Marítima nas águas libanesas, e o auxílio na qualificação e treinamento dos marinheiros libaneses, com o propósito de apoiar a ML a prevenir a entrada, por via marítima, de armamento e material relacionado não autorizado em território libanês, e a capacitação do pessoal.

Sob o Comando da Marinha Brasileira desde fevereiro de 2011, a FTM-UNIFIL possui um Estado-Maior multinacional, seis navios e dois helicópteros, de seis diferentes nacionalidades: Alemanha, Bangladesh, Brasil, Grécia, Indonésia e Turquia.

(CCSM/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>