Militares das Forças Armadas reforçam ações de combate contra a COVID-19 por todo o país

As Forças Armadas empregam, diariamente, esforços no combate à Covid-19. Marinha do Brasil (MB), Exército Brasileiro (EB) e Força Aérea Brasileira (FAB) estão unidos nessa missão. Ao todo, 10 Comandos Conjuntos, espalhados pelo Brasil, estão atuando prontamente. Até o momento, o efetivo envolvido é de 29 mil militares, utilizando-se de 816 viaturas, 102 embarcações e 26 aeronaves.

esta imagem não possui descrição

Uma aeronave C-130 Hércules, da FAB, em apoio à Operação COVID-19, transportou um carregamento de 6,5 toneladas contendo 50 respiradores, 50 pedestais do equipamento e 115 camas, da Base Aérea do Galeão (RJ) para a Base Aérea de Florianópolis (SC), com destino final na Base Aérea de Boa Vista (RR). A missão foi designada pelo Ministério da Defesa (MD), em ação coordenada com o Ministério da Saúde.

Dando continuidade às ações, o Comando Conjunto Oeste realizou instrução de nivelamento de Defesa Biológica, Nuclear, Química e Radiológica com militares da MB e do EB, a fim de aumentar a capacidade da tropa no combate ao coronavírus.

No Comando Conjunto Sul, durante ação da FAB, militares da 3ª Região Militar, em Porto Alegre (RS), deslocaram-se para Curitiba e Florianópolis, levando vacinas, seringas e máscaras de proteção a serem utilizadas pelas tropas contra a Covid-19. Em Foz do Iguaçu (PR), o 34° Batalhão de Infantaria Mecanizado do Exército aumentou a ação na margem brasileira do rio Paraná, fronteira com o Paraguai, junto com a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal no Paraná, coibindo o tráfico e o descaminho.

esta imagem não possui descrição

Doação de sangue

O Comando Conjunto Rio Grande do Norte e Paraíba deu continuidade à campanha de doação de sangue nas cidades de Natal (RN), João Pessoa (PB), Caicó (RN) e Campina Grande (PB), nesta quarta-feira (22). Além disso, a 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea realizou uma campanha de doação voluntária de sangue na cidade do Guarujá (SP). Em Manaus (AM), a doação de sangue foi realizada na Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas, pelos militares do Comando Conjunto Amazônia. Já o Comando Conjunto do Sul, realizou a doação de sangue no Centro de Hematologia e Hemoterapia, em Jacarezinho (PR). As ações tiveram a finalidade de apoiar o reabastecimento do estoque de sangue e estimular a doação.

esta imagem não possui descrição

Solidariedade

O 4° Batalhão de Engenharia de Combate arrecadou 1,6 tonelada de alimentos não perecíveis, que foram entregues a instituições de caridade em Itajubá (MG). Já a Academia da Força Aérea, localizada na cidade de Pirassununga (SP), e o Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes, no Rio de Janeiro (RJ), distribuíram kits de alimentos para as famílias das crianças atendidas pelo Programa Forças no Esporte (PROFESP).

esta imagem não possui descrição

Higienização

O Comando Conjunto Nordeste deu continuidade à desinfecção sanitária de terminais metroviários do Recife (PE). A ação incluiu a Estação Central Capiba – Museu do Trem, no bairro São José (PE). Cerca de 80 militares capacitados em Defesa Biológica, Nuclear, Química e Radiológica foram envolvidos na atividade de combate ao novo coronavírus. A 10ª Região Militar, em parceria com o Governo do Estado e a Prefeitura de Fortaleza, realizou ação de desinfecção no Terminal de Integração do Papicu, em Fortaleza (CE).

Operação COVID-19
O MD ativou, em 20 de março, o Centro de Operações Conjuntas, para atuar na coordenação e no planejamento do emprego das Forças Armadas no combate à COVID-19. Nesse contexto, foram ativados dez Comandos Conjuntos, que cobrem todo o território nacional, além do Comando Aeroespacial (COMAE), de funcionamento permanente. A iniciativa integra o esforço do governo federal no enfrentamento à pandemia e recebeu o nome de Operação COVID-19.

As demandas recebidas pelo MD, de apoio a órgãos estaduais, municipais e outros, são analisadas e direcionadas aos Comandos Conjuntos para avaliarem a possibilidade de atendimento. De acordo com a complexidade da solicitação, tais demandas poderão ser encaminhadas ao Gabinete de Crise, que determinará a melhor forma de atendimento.

Para conhecer mais sobre as ações, acesse o hotsite da Operação COVID-19.

Para acessar fotos da Operação COVID-19, visite o Flickr da Operação.


Por Tenente Camila Marques, com informações dos Comandos Conjuntos

(MD ASCOM/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>