Militares de Brasília são homenageadas no 34º aniversário do ingresso da Mulher Militar na Marinha

Militares de Brasília são homenageadas no 34º aniversário do ingresso da Mulher Militar na Marinha

No dia de 7 de julho de 1980, foi promulgada a lei nº 6.807, que criava o Corpo Auxiliar Feminino da Reserva da Marinha, integrando as mulheres às fileiras da Força Naval. Desde então, a data histórica entrou para o calendário da Marinha do Brasil (MB), sendo celebrada nacionalmente. Neste ano, o Comando do 7º Distrito Naval (Com7ºDN) promoveu um evento em comemoração ao 34º aniversário do Ingresso da Mulher nas fileiras da MB, no auditório do Prédio Anexo, em Brasília-DF, com a presença de mais de 100 convidadas das diversas Organizações Militares da área.

Militares homenageadas na cerimônia
Militares homenageadas na cerimônia

Durante a solenidade, foi exibido um vídeo histórico contando a trajetória da mulher militar na Marinha, com imagens de sua atuação nos Corpos de Saúde, de Engenheiros e de Intendentes; nos Quadros Técnico e Auxiliar; nas diversas especialidades do Corpo Auxiliar de Praças; e no Quadro de Músicos do Corpo de Praças de Fuzileiros Navais.

A Oficial e a Praça mais antigas presentes, Capitão-de-Mar-e-Guerra (T) Marise Silva Carneiro, e Suboficial (PD) Lucinaide Vasconcelos Teixeira da Silva receberam buquês e exemplares do livro “34 anos da Mulher militar na Marinha – Mulheres a bordo”. De igual modo, a Oficial e a Praça mais antigas do Com7ºDN, Capitão-de-Fragata (T) Leonisia Marta, e a Suboficial (PD) Soraya Rodrigues de Lima, também, foram homenageadas.

Em suas palavras, o Comandante do 7º Distrito Naval, Vice-Almirante Paulo Mauricio Farias Alves, disse que “as mulheres são comprometidas, perfeccionistas e versáteis. Conquistaram espaços de destaque na Instituição pela capacidade profissional”. O Almirante, ainda, lembrou que, em 2012, a Marinha, de forma precursora, promoveu a primeira Oficial-General brasileira, a Contra-Almirante (MD) Dalva Maria Carvalho Mendes e, em 2014, admitiu na Escola Naval 12 Aspirantes do sexo feminino, no Corpo de Intendentes.

(CCSM/FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *