Warning: mysqli_set_charset(): Error executing query in /var/www/html/folhamilitaronline.com.br/web/wp-includes/wp-db.php on line 792

Militares de Brasília são homenageadas no 34º aniversário do ingresso da Mulher Militar na Marinha

No dia de 7 de julho de 1980, foi promulgada a lei nº 6.807, que criava o Corpo Auxiliar Feminino da Reserva da Marinha, integrando as mulheres às fileiras da Força Naval. Desde então, a data histórica entrou para o calendário da Marinha do Brasil (MB), sendo celebrada nacionalmente. Neste ano, o Comando do 7º Distrito Naval (Com7ºDN) promoveu um evento em comemoração ao 34º aniversário do Ingresso da Mulher nas fileiras da MB, no auditório do Prédio Anexo, em Brasília-DF, com a presença de mais de 100 convidadas das diversas Organizações Militares da área.

Militares homenageadas na cerimônia
Militares homenageadas na cerimônia

Durante a solenidade, foi exibido um vídeo histórico contando a trajetória da mulher militar na Marinha, com imagens de sua atuação nos Corpos de Saúde, de Engenheiros e de Intendentes; nos Quadros Técnico e Auxiliar; nas diversas especialidades do Corpo Auxiliar de Praças; e no Quadro de Músicos do Corpo de Praças de Fuzileiros Navais.

A Oficial e a Praça mais antigas presentes, Capitão-de-Mar-e-Guerra (T) Marise Silva Carneiro, e Suboficial (PD) Lucinaide Vasconcelos Teixeira da Silva receberam buquês e exemplares do livro “34 anos da Mulher militar na Marinha – Mulheres a bordo”. De igual modo, a Oficial e a Praça mais antigas do Com7ºDN, Capitão-de-Fragata (T) Leonisia Marta, e a Suboficial (PD) Soraya Rodrigues de Lima, também, foram homenageadas.

Em suas palavras, o Comandante do 7º Distrito Naval, Vice-Almirante Paulo Mauricio Farias Alves, disse que “as mulheres são comprometidas, perfeccionistas e versáteis. Conquistaram espaços de destaque na Instituição pela capacidade profissional”. O Almirante, ainda, lembrou que, em 2012, a Marinha, de forma precursora, promoveu a primeira Oficial-General brasileira, a Contra-Almirante (MD) Dalva Maria Carvalho Mendes e, em 2014, admitiu na Escola Naval 12 Aspirantes do sexo feminino, no Corpo de Intendentes.

(CCSM/FM)

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *