Militares debatem estrutura de defesa da Alemanha

Brasília, 17/11/2015 – A estrutura organizacional do Ministério da Defesa e das Forças Armadas (FFAA) alemãos foi apresentada, na tarde da terça-feira (17), pelo coronel do Exército Carlos Alberto Dahmer, durante mais uma edição do Ciclo Especial de Palestras sobre Planejamento Estratégico de Defesa.

estrutura 1

O Ministério da Defesa, por meio do Instituto Padiá Calógeras e da Assessoria Especial de Planejamento (Asplan), tem promovido uma série de debates sobre sistemas de defesa de outros países como uma das formas de subsidiar a revisão dos documentos estratégicos do setor no Brasil.

Na ocasião, Dahmer ressaltou que, além da Marinha, Exército e Aeronáutica, a Alemanha também conta com uma quarta Força chamada de Base de Apoio. Comandada por um almirante, esta Força atua em áreas como logística, inteligência estratégica e guerra cibernética. O efetivo é composto por militares das FFAA.

Outro ponto destacado pelo coronel, que já foi adido militar na Alemanha, é a existência de um Instituto Federal para Material Militar, Tecnologia da Informação e Emprego das Forças Armadas, responsável por desenvolver e comprar material para atender as demandas na área de Defesa. Para ele, além de ser um meio de aquisição de produtos, o instituto também permite a economia de recursos financeiros.

Desafios econômicos e geopolíticos

O evento contou ainda com a palestra “As transformações Recentes e a Situação Atual da Alemanha frente aos Desafios Econômicos e Geopolíticos da Crise Internacional e da Globalização”, ministrada pelo professor Licio da Costa Raimundo, doutorando em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas.

estrutura 2

Na ocasião, Licio ressaltou que a Alemanha está entre os maiores exportadores do mundo e que a China é um dos países que mais importam produtos da Alemanha. O professor também destacou que a indústria bélica do país está em constante crescimento.

Fotos: Tereza Sobreira/MD e PH Freitas/MD

(MD ASCOM/ FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>