Militares disputam vaga em campeonato mundial de salvamento aquático

Militares disputam vaga em campeonato mundial de salvamento aquático

Brasília, 19/05/2016 – Atletas da Marinha, do Exército e da Aeronáutica participam de seletiva para o Campeonato Mundial Militar na modalidade Life Saving, também conhecida como salvamento aquático. O evento, que acontece até o dia 20, é realizado no Colégio Naval, em Angra dos Reis (RJ), e reúne 60 militares representantes das Forças Armadas e de mais oito corporações de bombeiros e polícias militares do Brasil.

A seletiva reúne 60 militares das Forças Armadas e de mais oito corporações de bombeiros e polícias militares
A seletiva reúne 60 militares das Forças Armadas e de mais oito corporações de bombeiros e polícias militares

Organizada pela Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB), do Ministério da Defesa, a competição selecionará os atletas que irão integrar a equipe brasileira durante o 48º Campeonato Mundial Militar em agosto, na Suécia, a cargo do Conselho Internacional do Esporte Militar (CISM).

A competição da Suécia antecede os 7º Jogos Mundiais Militares, que acontecerão na China, em 2019, quando pela primeira vez a modalidade será disputada, com a previsão de entrega de até 20 medalhas.

A seletiva acontece com quatro provas de salvamento aquático em piscina e mais quatro em praia. A expectativa por parte da organização é que, além da seletiva, o encontro possa servir para desenvolvimento do esporte e seja usado como ferramenta de prevenção no meio aquático.

No Brasil, o afogamento aparece como a segunda principal causal de morte infantil. Por isso, a relevância de se associar a prática esportiva à prevenção de salvamento aquático.

O evento conta, ainda, com um curso de arbitragem e de treinamento de campo, que servirá como prévia do mundial para ambientar os novos atletas e atualizar os mais experientes. Após a seletiva, os treinamentos dos militares serão intensificados para competição da Suécia.

A Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB) foi responsável pela organização do evento
A Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB) foi responsável pela organização do evento

Antes da seletiva, a CDMB também realizou capacitação para membros das comissões técnicas e futuros árbitros, com a realização de curso de arbitragem de salvamento aquático para provas de piscina e praia.

Sobre o Life Saving

Modalidade tradicional na Europa e na Austrália, o Life Saving é uma expressão americana que quer dizer salva-vidas. Envolve o ato de salvamento, ressuscitação e primeiros socorros. Muitas vezes refere-se a segurança e salvamento aquático, incluindo salvamento especializado em ambiente oceânico, inundações de rio, resgate no gelo, piscinas e outros serviços médicos de emergência. Life Saving também se refere ao esporte onde o salva-vidas pode competir suas habilidades, velocidade e trabalho em equipe.

Fotos: Divulgação CDMB

(MD ASCOM/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *