Militares em Brasília desde sempre

Militares em Brasília desde sempre

Às 8h da manhã do dia 21 de abril de 1960, a Banda do Corpo de Fuzileiros Navais executou o Toque de Alvorada e, minutos depois, o Presidente Juscelino Kubitscheck hasteou a Bandeira Nacional diante do Palácio do Planalto, em um dos momentos marcantes da inauguração de Brasília.

Arquivo Público do DFPresidente Juscelino Kubitschek acena para a multidão na inauguração de BrasíliaPresidente Juscelino Kubitschek acena para a multidão na inauguração de Brasília

Os eventos iniciaram na tarde de 20 de abril de 1960, com a entrega da chave da cidade ao Presidente. À zero hora do dia 21, durante missa solene, Brasília foi declarada inaugurada em clima de emoção e euforia, e o Presidente e o público presente foram às lágrimas. Pelas ruas, os candangos expressavam sua alegria.

Mário Fontenelle/Arquivo Público do DFComitiva de trabalhadores chega a Brasília para assistir à inauguraçãoComitiva de trabalhadores chega a Brasília para assistir à inauguração

A participação da Banda do Corpo de Fuzileiros Navais no hasteamento à Bandeira; o grande Desfile Militar do Exército, realizado no Eixo Rodoviário Sul, reunindo a população para assistir à passagem do Fogo Simbólico da Unidade Nacional; e a apresentação da Esquadrilha da Fumaça comprovam que os militares estão presentes em Brasília desde a sua inauguração.

Por Comandante Cléber Ribeiro

Fotos: Arquivo Público do DF

(MD ASCOM/FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *