Ministério da Defesa apoiará o governo no plano de revitalização do Rio São Francisco

Ministério da Defesa apoiará o governo no plano de revitalização do Rio São Francisco

Brasília, 23/04/2015 – A presidenta Dilma Rousseff determinou que o governo federal elabore um plano de revitalização do Rio São Francisco. O assunto foi tratado em reunião na quinta (23) no Palácio do Planalto com os ministros da Defesa, Jaques Wagner, Integração Regional, Gilberto Occhi, e do Meio Ambiente, Izabela Teixeira. O senador Oto Alencar (PSD-BA), incentivador o plano, recebeu relato das ações em curso.

Ministro Occhi, da Integração Nacional, e senador Oto Alencar, da Bahia: Plano de revitalização da bacia do São Francisco
Ministro Occhi, da Integração Nacional, e senador Oto Alencar, da Bahia: Plano de revitalização da bacia do São Francisco

Após o encontro, o ministro Occhi explicou que os estudos envolvem a recuperação das matas ciliares, desassoreamento das margens e leito do rio, assim como de seus afluentes, e ações de saneamento básico. “Para isso o governo vem investindo desde 2007, quando se iniciou as obras de transposição do São Francisco”, disse o ministro.

O ministro Jaques Wagner, que esteve no encontro acompanhado do diretor do Departamento de Engenharia e Construção (DEC) do Exército, general Joaquim Maia Brandão Junior, contou que a participação do MD esta diretamente ligada à experiência da Força Terrestre em obras. Segundo o ministro, o DEC executou cerca de 10 km de obras num trecho do rio.

“A reunião permitiu que os diversos setores do governo mostrassem aquilo que esta sendo feito no São Francisco”, contou o ministro da Defesa.

A ideia é que em 30 dias os ministérios da Integração Regional e do Planejamento, Orçamento e Gestão tenham o plano para que seja divulgado durante visita da presidenta Dilma ao município de Bom Jesus da Lapa (BA). Isso deve ocorrer na primeira semana de junho, quando acontece uma romaria na cidade baiana.

Tornado em Xanxerê (SC)

A presidenta Dilma também recebeu relato sobre como estão os trabalhos do governo em ajuda à população de Xanxerê, município de Santa Catarina que, na última segunda-feira (20), foi devastada por um tornado. De imediato, o governo enviou para a região cerca de 200 militares do Exército. Esse efetivo atuou na desobstruição de vias públicas e distribuição de cesta básica, cobertores, colchonetes e água potável.

Para o ministro da Integração, o apoio do Exército foi importante para que a população pudesse receber a ajuda federal. Segundo Occhi, há uma mobilização para fechar o levantamento dos recursos que serão necessários para reconstruir a parte da cidade. Pelo menos 2 mil residências foram destruídas total ou parcialmente, além de escolas, postos de saúde e quadras esportivas.

“As obras das casas serão feitas dentro do programa Minha Casa Minha Vida”, afirmou.

Na quinta (23), uma equipe de concessionários de energias elétrica e de telecomunicações tentam reerguer as torres de transmissão de eletricidade e de comunicação. “A situação começa a se normalizar. Tudo isso ocorre com a ajuda do Exército e da Defesa Civil. Todos estão diretamente envolvidos no apoio aos moradores daquela região”, contou o ministro.

Foto: Jorge Cardoso

(MD ASCOM/ FM)

 

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *