Ministério da Defesa completa duas décadas de atividades

Foi celebrado nesta segunda-feira (10), no Clube Naval de Brasília, o aniversário de 20 anos da criação do Ministério da Defesa (MD), com a presença do Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, do Vice-Presidente, Hamilton Mourão, do Presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, do Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, de Ministros de Estado, dos Comandantes da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior, do Exército Brasileiro, General de Exército Edson Leal Pujol, e da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, entre outras autoridades. A cerimônia homenageou a consolidação da pasta durante as duas décadas de atuação e destacou a importância do trabalho desenvolvido.

“Não estamos completando 20 anos, temos quase 200 anos de existência. Nossa origem vem da criação dos Ministérios da Marinha e do Exército em 1822, e do Ministério da Aeronáutica, incorporado em 1941. Somos a continuação de uma história de militares que deixaram suas marcas no território, na cultura e no comportamento dos brasileiros”, disse o ministro.

Sobre o futuro, o Ministro Azevedo e Silva prevê uma maior interoperabilidade entre as Forças e o Ministério. “Iniciamos a transformação das Forças Armadas com programas e projetos destinados a expandir as suas capacidades. São ações que nos fazem avançar na modernidade militar, estabelecendo novos patamares de dissuasão”, complementou.

Na mesma cerimônia, foi imposta a Ordem do Mérito da Defesa, concedida àqueles que prestaram relevantes serviços ao Ministério da Defesa, às Forças Armadas do Brasil, em sua totalidade, ou a uma Força Singular, com reflexos positivos para outras Forças. Também foram homenageados os militares que se destacaram no exercício da profissão, assim como bandeiras e estandartes de organizações militares e instituições civis. Militares e uma Organização da Força Aérea Brasileira (FAB) foram homenageados. Ao todo, 215 personalidades e três organizações militares foram agraciadas com a homenagem, sendo 28 militares e o Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP) da FAB. O Comandante da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, foi Paraninfo na imposição da medalha.

Durante o evento, o Presidente da República também falou sobre a importância do Ministério, destacando seu papel no governo democrático. “O melhor que eu posso fazer pela nossa Marinha, pelo nosso Exército e pela nossa Aeronáutica é tratá-los com respeito e admiração, de forma que, com esse reconhecimento, eles possam zelar por um bem maior para todos nós: a nossa liberdade. A Defesa tem esse papel atualmente, um dos pilares da democracia”, afirmou.

Fotos: Sargento Bianca Viol e Sargento Bruno Batista/CECOMSAER

(CECOMSAER/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>