Ministério da Defesa e Fundação Banco do Brasil assinam acordo que beneficia crianças do PROFESP em todo o País

Na tarde de quarta-feira (5), no Centro Cultural Banco do Brasil, o Ministro da Defesa, Fernando Azevedo, o presidente do Conselho Curador da Fundação e presidente do Banco do Brasil, Rubem de Freitas, acompanhados de autoridades dos dois órgãos, participaram da assinatura do Acordo de Cooperação (DOU 15 05 19), que celebra a união de esforços para promover, por meio do Programa Forças no Esporte (PROFESP), o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, com idades entre seis e 18 anos incompletos.

O ato da assinatura ocorreu durante cerimônia no hall do Museu do Banco do Brasil, que contou ainda com a apresentação de 20 crianças do coral do PROFESP do núcleo do Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília. As crianças entoaram músicas conhecidas e emocionaram os presentes.

crianças cantando o hino nacionalCrianças do PROFESP do Grupamento de Fuzileiros Navais participam de coral

Ao final do evento, o Ministro da Defesa, Fernando Azevedo, falou sobre a cooperação entre as instituições para proporcionar inclusão social, digital e civismo. “Reforça o programa Força no Esporte, que é um programa exitoso, que está desde 2003, atendendo quase 30 mil crianças e jovens. É um programa de inclusão social que a criança passa metade do tempo na escola e a outra metade em organizações das Forças Armadas. E agora o Banco do Brasil vem reforçar esse programa com inclusão digital”, ressaltou.

O ato da assinatura ocorreu no hall do museu do Banco do BrasilO ato da assinatura ocorreu no hall do museu do Banco do Brasil

Segundo o Diretor do Desporto Militar, General Jorge Antonio Smicelato, “a expertise da Fundação Banco do Brasil vai complementar o trabalho realizado pelas Forças Armadas e pelos parceiros do Ministério, principalmente em organizações militares pequenas como Tiros de Guerra e Destacamentos, no interior do País, onde a população necessita de ações de inclusão social de crianças e jovens”. A Fundação entrará no programa com apoio pedagógico, equipamentos de informática e instrumentos musicais.

“Esta é uma ocasião muito importante para nós do Banco do Brasil e da Fundação Banco do Brasil. Nosso objetivo, talvez principal, seja promover a inclusão social para darmos oportunidade para as nossas crianças. Isto é a razão de ser da nossa Fundação. E nada melhor para esse objetivo do que aderirmos a esse esforço tremendo que as Forças Armadas estão fazendo para nossos jovens. Eu fui aluno interno do Colégio Militar e sei bem a importância de valores fundamentais como disciplina, hierarquia, honra, patriotismo e verdade que vocês podem passar para nossos jovens. Certamente vocês terão da nossa parte o total apoio”, declarou o presidente do Banco do Brasil, Rubem Novaes.

Para o presidente da Fundação Banco do Brasil, Asclepius Ramatiz Soares “a medida que nós nos juntamos, Ministério da Defesa, Banco do Brasil, Fundação Banco do Brasil e Governo locais, nós podemos potencializar os resultados, porque aqui nós estamos trabalhando com a educação integral para crianças e para jovens, garantindo melhor oportunidades no futuro”.

Com atividades educativas e esportivas a parceria beneficiará alunos regularmente matriculados em escolas públicas, prioritariamente, àqueles que vivem em situação de vulnerabilidade social.

O projeto piloto tem previsão de início para agosto deste ano, com duração de 18 meses. As primeiras turmas serão formadas em Brasília (DF), no Centro de Instrução e Adestramento de Brasília – CIAB, e em Mossoró (RN), na instituição militar Tiro de Guerra. Nessa fase, serão atendidas 50 crianças e adolescentes, com idades entre oito e 14 anos incompletos, alunos de escolas públicas, três vezes por semana, quatro horas por dia, no turno vespertino. As atividades envolvem as temáticas de Sustentabilidade (construção de horta, projeto Lixo Zero e água); Cultura e Artes (música, artes visuais, teatro); Jogos e Esportes (brincadeiras, jogos competitivos e não competitivos).

Por major Sylvia Martins, com informações da FBB

Fotos: Tereza Sobreira/ ASCOM MD

(MD ASCOM/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>