Ministério da Defesa participa de audiência pública sobre Lei Geral do Desporto

Brasília, 21/10/2016 – O diretor do Departamento de Desporto Militar do Ministério da Defesa, almirante Paulo Zuccaro, participou, nesta quinta-feira (20), de audiência pública da Comissão de Juristas para a Lei Geral do Desporto Brasileiro (CJDB) do Senado Federal.

A CJDB foi criada com o objetivo de elaborar uma nova Lei do Esporte que atenda às demandas contemporâneas e promova uma diretriz adequada para o desenvolvimento do esporte no Brasil, retratando com maior precisão o que está previsto na Constituição Federal.

A audiência pública foi presidida pelo integrante da Comissão Roberto de Acioli Roma e teve como relator Wladimyr Vinycius Camargos. O representante do Ministério da Defesa, almirante Zuccaro, proferiu palestra sobre o Desporto Militar abordando, principalmente, o Programa Atletas de Alto Rendimento (PAAR), o Programa de inclusão social Forças no Esporte (PROFESP) destinado a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, e o Projeto João do Pulo voltado para militares que adquiriram alguma deficiência física.

Durante o debate foram apresentadas as ações do Departamento de Desporto Militar que contribuíram para os resultados alcançados pelos atletas militares nos Jogos Olímpicos Rio 2016, bem como os desafios a serem superados para o fortalecimento dos programas, de modo que as Forças Armadas continuem apoiando de forma diferenciada o esporte nacional.

Os êxitos dos atletas militares foram destacados pelos participantes da audiência, que ainda ressaltaram a amplitude e os benefícios proporcionados pelo PROFESP. O almirante Zuccaro reforçou o pedido de que o Desporto Militar seja formalmente incluído e apoiado no âmbito da nova lei e no Sistema Nacional do Esporte.

Também participaram da audiência o representante do Comitê Olímpico Brasileiro, Agberto Guimarães; o presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Andrew Parsons; o presidente da Confederação Brasileira de Clubes, Lars Grael; o presidente do Conselho Federal de Educação Física, Roberto Saad e o presidente da Confederação Brasileira de Desportos Universitários, Helzir Espíndola.

(MD ASCOM / FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *