Ministério da Defesa tem novo Secretário-Geral

Ministério da Defesa tem novo Secretário-Geral

Nesta terça-feira (13), o General de Brigada da reserva Sérgio José Pereira assumiu o cargo de Secretário-Geral, do Ministério da Defesa. Ele ingressa no lugar do Almirante de Esquadra Almir Garnier, atual Comandante da Marinha. O ministro da Defesa, Walter Braga Netto, presidiu a cerimônia ao lado do Ministro da Ciência Tecnologia substituto, Leonidas de Araujo Medeiros Junior, do Chefe Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), Tenente-Brigadeiro do Ar Raul Botelho, e o Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz, representando o Comandante da Força Aérea.

20210413_SG2.jpg

Ao se despedir, o Almirante Garnier relembrou alguns projetos e ações que desenvolveu no período em que esteve à frente da Secretaria-Geral. Ele agradeceu a todos com quem trabalhou nos últimos dois anos. “Me senti muito honrado em ter liderado os senhores. Eu saio satisfeito, dentro das mil tarefas que tivemos, conseguimos tocar muitas. Desejo toda a sorte do mundo”, destacou. Como forma de homenagem, durante a cerimônia, Braga Netto entregou uma panóplia ao Almirante.

20210413_SG6.jpg

“Eu gostaria de agradecer, em nome de todos da Defesa, ao Almirante Garnier, pelo trabalho dedicado que empreendeu à frente da Secretaria-Geral. Destaco o dinamismo e a forma camarada com que conduziu as atividades, fundamentais para estabelecer um ambiente de trabalho”, ressaltou o Ministro Braga Netto. Ao novo secretário, destacou outros desafios profissionais em que estiveram juntos e desejou sucesso na nova missão. “Saúde e paz, pois a competência não lhe falta para, mais uma vez, me ajudar a manter a defesa em um patamar de destaque de importância, no âmbito do Governo Federal”, disse. O último cargo de Sérgio Pereira foi como secretário-executivo da Casa Civil. Ele também atuou como Secretário de intervenção federal na Segurança Pública do Rio de Janeiro e foi Chefe da Seção de Relações Institucionais do Comando Militar do Leste.

Condecoração
Na ocasião, o Ministro Braga Netto condecorou Sérgio José Pereira com a ordem do mérito da Defesa, no grau de Grã-Cruz. Ela é destinada às autoridades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, que prestarem serviço relevante às Forças Armadas. Homenageia, também, militares que tenham se distinguido no exercício da profissão e, excepcionalmente, nas organizações militares e instituições civis, nacionais ou estrangeiras, suas bandeiras e estandartes.

20210413_SG3.jpg

A cerimônia também contou com a presença de militares e civis do Ministério da Defesa, além de autoridades da Casa Civil. 

Coordenação
A Secretaria-Geral define diretrizes, supervisiona, coordena e controla as demais secretarias integrantes da estrutura do Ministério da Defesa e do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), entre outras atividades.

Fotos: Antônio Oliveira

(MD ASCOM/FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *