Ministro Aldo conhece as atividades do Comando Militar do Sudeste

Ministro Aldo conhece as atividades do Comando Militar do Sudeste

São Paulo (SP), 13/11/2015 – O ministro da Defesa, Aldo Rebelo, esteve na sexta-feira (13), no Comando Militar do Sudeste, que está atualmente sob a chefia do general Mauro César Cid Lourena. Na visita, o comandante apresentou ao ministro as atividades do CMSE, que se destaca pela capacidade de integrar os sistemas operacionais, de logística e de mobilização da Força Terrestre.

Ministro Aldo Rebelo visita o Comando Militar do Sudeste, acompanhado do comandante, general Mauro César Cid Lourena
Ministro Aldo Rebelo visita o Comando Militar do Sudeste, acompanhado do comandante, general Mauro César Cid Lourena

O ministro ressaltou o trabalho desenvolvido por este Comando do Exército. “Sabemos da importância do estado de São Paulo para o País e o CMSE está à altura dos desafios da região”, afirmou.

Acompanhado pelo comandante da 2ª Região Militar, general Cláudio Coscia Moura; e pelo chefe da 2ª Divisão de Exército, general Carlos dos Santos Sardinha; e demais oficiais generais, o general Cid detalhou as ações do CMSE, que é composto pela 2ª Divisão de Exército, a 2ª Região Militar, a 1ª Brigada de Artilharia Antiárea, no Guarujá, e o Comando de Aviação do Exército, em Taubaté.

VISITA ALDO 2

Com 143 organizações militares, ou seja, 22% das unidades do Exército espalhadas pelo território, o Comando do Sudeste desempenha também uma função importante junto à comunidade paulista. Segundo o comandante Cid, 230 mil jovens foram incorporados em 2015 no Serviço Militar. Ainda conforme o general Cid, muitas prefeituras do interior paulista solicitam ao Comando a instalação do serviço de Tiro de Guerra para suprir a falta do serviço militar obrigatório em suas regiões.

Outra ação junto à comunidade é o convênio mantido entre o Comando Militar do Sudeste e a Fundação Bradesco. O acordo permite que os alunos da instituição, no último ano do ensino médio, cumpram o serviço militar obrigatório dentro do colégio, em horários alternativos.

Apenas em missões de apoio, o CMSE prestou este ano, até o momento, 2.055 ações, entre elas, logística e mobilização de tropas. O Comando possui cerca de 2 mil viaturas e 86 helicópteros.

Ministro Aldo recebe a estatueta do Bandeirante
Ministro Aldo recebe a estatueta do Bandeirante

De acordo com o comandante do CMSE, a 2ª Região Militar concentra o Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados. Este tipo de material é produzido em 645 municípios paulistas e produzem 385 produtos.

O ministro Aldo destacou, ao encerrar a visita, que tem como desafio a valorização da agenda de Defesa. “O meu dever é valorizar a agenda da Defesa juntos aos poderes públicos. Estamos estudando uma plataforma de financiamento que permita a continuidade dos projetos estratégicos das Forças Armadas, sem haver descontinuidade e sazonalidades, assegurando os recursos necessários para os equipamentos da defesa”, disse o ministro.

Foto: Tereza Sobreira/MD

(MD ASCOM/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *