Ministro da Defesa acompanha atuação do Comando Conjunto Sul na Operação Covid-19

Ministro da Defesa acompanha atuação do Comando Conjunto Sul na Operação Covid-19

O Ministro da Defesa, Fernando Azevedo, visitou nesta quinta-feira (23) o Centro de Coordenação de Operações do Comando Conjunto Sul da Operação Covid-19. Ao desembarcar na Ala 3, em Canoas (RS), ele acompanhou demonstração de equipamentos utilizados durante a Operação Covid-19 pelo Comando Conjunto Sul.

esta imagem não possui descrição

 esta imagem não possui descrição

Em seguida, Fernando Azevedo seguiu para a capital gaúcha. Ele foi recebido pelo General de Exército Geraldo Antônio Miotto, Comandante do Comando Militar do Sul (CMS). Na sede do Centro de Coordenação de Operações do Comando Conjunto Sul, recebeu briefing sobre as atividades desenvolvidas e conduziu videoconferência com os outros nove Comandos Conjuntos, além do Comando Aeroespacial (COMAE). “Está indo tudo muito bem. Na semana passada, visitei o Comando Conjunto do Leste. A minha sensação é de missão cumprida”, disse.

esta imagem não possui descrição

Na sequência, o Ministro acompanhou o brifieng diário do Comando Conjunto Sul. Os militares da Marinha, do Exército e da Força Aérea apresentaram os últimos dados na região do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina pela Operação Covid-19, missão sob a coordenação do Ministério da Defesa.

Até o momento, são empregados 8.654 militares e civis, no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O Comando Conjunto Sul dispõe de 378 viaturas, 14 embarcações e seis aeronaves.

A reunião também contou com a presença de representantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) e da Defesa Civil. Os órgãos federais destacaram as ações que vêm realizando com o apoio logístico das Forças Armadas.

“Temos que ficar atentos. No total, estamos empregando quase 30 mil homens por dia. Fico satisfeito de ver essa integração interagências. Isso acontece desde a Eco 92 e é fundamental”, afirmou Fernando Azevedo.

esta imagem não possui descrição

Na parte da tarde, o Ministro da Defesa foi até o Centro Administrativo Fernando Ferrari, local de carregamento de cestas básicas em Porto Alegre, e também visitou o Grupo Hospitalar Conceição, onde acompanhou o trabalho de desinfecção, e concedeu entrevista à imprensa, antes de embarcar de volta para Brasília.

Operação Covid-19 é composta de 10 Comandos Conjuntos, além do Comando Aeroespacial (COMAE). No total, em todo o Brasil, estão sendo empregados atualmente quase 30 mil militares, 816 viaturas, 63 embarcações e 27 aeronaves.

Para conhecer mais sobre as ações, acesse o hotsite da Operação COVID-19.

Para acessar fotos da Operação COVID-19, visite o Flickr da Operação.

Por Capitão-Tenente Fabrício Costa

Fotos: Raphael Max

(MD ASCOM/FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *