Ministro da Defesa comparece a evento do Dia do Profissional de Inteligência

O ministro da Defesa, Joaquim Silva e Luna, esteve no Centro de Inteligência do Exército (CIE), em Brasília, na quinta-feira (6). Na oportunidade, ele presidiu o evento comemorativo do “Dia do Profissional de Inteligência” e da solenidade de encerramento do Curso Básico de Inteligência para oficiais e da disciplina eletiva do assunto para cadetes do 4º da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman).

A solenidade no CIE contou com a presença de autoridades e familiares dos formandosA solenidade no CIE contou com a presença de autoridades e familiares dos formandos

Ao chegar ao CIE, o ministro Silva e Luna foi recebido pelo chefe daquele Centro, general Ubiratan Poty. Durante a solenidade, ele esteve ao lado de oficiais generais do Exército, da ativa e da reserva, que prestigiaram o evento. Na leitura de texto alusivo à data, o general Poty homenageou os militares que trabalham com a atividade de Inteligência, citando a vocação e o desprendimento como características necessárias a esses profissionais, que buscam a verdade como essência da informação.

Neste ano, foi a primeira vez que cadetes da Aman concluíram a disciplina Inteligência Militar no CIE. Já no Curso Básico, se formaram 16 oficiais, entre eles militares da Marinha, do Exército, da Polícia Militar do Distrito Federal e do Paraguai.

Histórico

A data de 6 de setembro relembra momento histórico, em 1946, quando a Secretaria-geral do Conselho de Segurança Nacional se reestruturou e foi criado o Serviço Federal de Informações e Contrainformações.

De acordo com divulgação da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), “a atividade de Inteligência é fundamental e indispensável à segurança dos Estados, da sociedade e das instituições nacionais. Sua atuação assegura ao poder decisório o conhecimento antecipado e confiável de assuntos relacionados aos interesses nacionais”.

Por major Sylvia Martins

Fotos: Keven Cobalchini/MD

(MD ASCOM/FM)

 

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>