Ex-ministro da Defesa, Embaixador Celso Amorim, concede entrevista a Folha Militar na ESG

Após um evento realizado na Escola Superior de Guerra (ESG), no Rio de Janeiro, dia 12 de dezembro para homenagear os 50 anos de falecimento do ex-ministro Francisco Clementino de San Tiago Dantas com o laçamento do livro “Poder Nacional, Cultura Política e Paz Mundial” o Ministro Celso Amorim concedeu uma rápida entrevista a Folha Militar.

Ministro Amorim na entrevista ao jornalista Luiz Carlos Pereira Coelho, Editor da FM

Ministro Amorim na entrevista ao jornalista Luiz Carlos Pereira Coelho, Editor da FM

FM: Ministro Amorim , qual a importância de San Tiago Dantas na sua carreira diplomática?

Ministro Amorim: San Tiago Dantas marcou profundamente a nossa diplomacia e se destacou pela grande capacidade de ver as vantagens do pluralismo e do debate de idéias. Ele sempre teve uma vocação pacifista.

FM: Quais os feitos de maior importância durante a sua gestão no Ministério da Defesa?

Ministro Amorim: Na área institucional a criação da secretaria geral da pasta em 2013, pois quando cheguei já existia o Estado Maior Conjunto das Forças Armadas criado em 2010. Posso destacar também o sucesso das participações das Forças Armadas nas missões de paz das Nações Unidas, no Haiti (Minustah) , no Congo (Monusco) e no Líbano (Unifil).

Desenvolvemos também um grande trabalho para reequipar e modernizar nossas Forças Armadas . Posso citar como exemplo o Programa de Desenvolvimento de Submarino (Prosub), os blindados Guarani e aquisição dos 36 caças Gripen NG que serão produzidos em parceria com a Suécia.

Coelho/ ESG 95 (FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>