Ministro da Defesa participa de solenidade de brevetação de paraquedistas

Ministro da Defesa participa de solenidade de brevetação de paraquedistas

Neste sábado (15), o Ministro da Defesa, Fernando Azevedo, acompanhou o Presidente da República, Jair Bolsonaro, na Cerimônia de Brevetação do Estágio Básico Paraquedista. O evento ocorreu na Brigada de Infantaria Paraquedista Campo Sampaio, no Rio de Janeiro.

A solenidade foi iniciada com o Hino Nacional, entoado com vigor pelos recém-formados paraquedistas, que passam, agora, a integrar os mais de 93 mil paraquedistas habilitados pelo Exército. É dia de orgulho para os 749 militares que compõem a turma. Familiares e amigos estiveram presentes, com limitação de número de convidados, em decorrência da pandemia.

A ocasião teve o intuito de premiar os destaques do Treinamento Individual Básico de Combate, de realizar a brevetação dos soldados do Estágio Básico Paraquedista e entregar a Boina Grená aos novos paraquedistas militares. “Hoje é um dia muito significativo para estes soldados, que se tornaram combatentes paraquedistas. Conquistaram símbolos sagrados do paraquedismo, que são a boina grená, o boot marrom e o brevê de prata. É motivo de orgulho para os paraquedistas, para esses jovens e para suas famílias”, pontuou o Ministro Azevedo.

Em seu discurso, o Presidente Bolsonaro lembrou o soldado paraquedista Chaves, que morreu em acidente no Campo dos Afonsos. Ele participava de um salto de treinamento, teve problemas ao deixar a aeronave e o equipamento não abriu. “Neste momento, nos acompanha, ao lado do criador, o Soldado Chaves. Em sua memória, rendemos homenagem”, destacou o mandatário.

Dirigindo-se aos formados, o Presidente, que é paraquedista e mestre de salto, ressaltou que todos têm o mesmo objetivo, “com o sacrifício da própria vida, defender a Pátria, lutar pela integridade do território e da democracia”, enfatizou. Aos demais presentes, destacou: “parentes, amigos, pais, sinto-me orgulhoso de vê-los aqui. Tenho a certeza de que, contando com cada um de vocês, cumpriremos qualquer missão”. Por fim, congratulou os militares. “Jovens paraquedistas, parabéns! Os obstáculos serão sempre transponíveis para todos nós”, encorajou o Presidente.

Lembrando as qualidades de um paraquedista, o Comandante da Brigada, General Helder de Freitas Braga, discursou para os jovens. “O ideal os trouxe à Brigada Paraquedista. A determinação e o esforço os fizeram vencer os inúmeros desafios. A coragem, a força e a fé os tornou paraquedistas. Nós nos orgulhamos de vocês pelo que realizaram, pela correção de atitudes e pela honradez”, incentivou o comandante.

O céu claro e ensolarado ficou ainda mais bonito com os lançamentos de paraquedistas e as demonstrações de salto em queda livre. Performances admiradas pelos familiares, militares e profissionais da imprensa que acompanhavam o evento. Um trabalho que exige atenção, cuidado e preparo.

O Treinamento Individual Básico de Combate (TIBC) é o complemento da formação do paraquedista. Tem como característica desenvolver a coragem, a capacidade de trabalhar em equipe, o espírito de sacrifício e a autoconfiança do militar, tornando-o mais capacitado a cumprir suas missões. Os prêmios aos soldados que se destacaram no TIBC foram entregues pelos comandantes das Organizações Militares da Brigada Paraquedista.

Durante a Segunda Guerra Mundial, um poema foi encontrado na farda do paraquedista francês, Aspirante André Zirnheld. O texto tornou-se a Oração do Paraquedista e foi traduzido para diversos idiomas. Com sentimento de alegria pela nova jornada que se inicia, os jovens soldados a relembraram.

Em um dos trechos é destacado: “Dai-me, Senhor, o que Vos resta, dai-me aquilo que os outros não querem. Dai-me, também, a coragem, a força e a fé”.

A cerimônia foi encerrada com o desfile da tropa em continência ao Presidente Jair Bolsonaro, ao som de dobrados tocados pela Banda da Brigada de Infantaria Paraquedista. Logo após, os militares entoaram a canção Eterno Herói.

A cerimônia contou com as presenças do Ministro-Chefe da Secretaria de Governo, General Ramos; do Ministro-Chefe do Gabinete de Segurança Institucional, General Augusto Heleno; do Comandante Militar do Leste, General José Eduardo Pereira,l; do Prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella; do Vereador Carlos Bolsonaro, entre outras autoridades, civis e militares.

Assista:

Por Mariana Alvarenga
Fotos: Igor Soares

(MD ASCOM/FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *