Ministro da Defesa preside cerimônia de transmissão de cargo do COMGAP

Ministro da Defesa preside cerimônia de transmissão de cargo do COMGAP

Na manhã desta sexta-feira (16), o Ministro da Defesa, Walter Braga Netto, presidiu a cerimônia de transmissão de cargo do Comando-Geral de Apoio da Aeronáutica (COMGAP), em São Paulo. O agora Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, deixou o cargo, que foi ocupado pelo Major-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic.

O COMGAP é responsável pelo apoio logístico da Força Aérea Brasileira (FAB) e também das necessidades de infraestrutura das atividades aeroespaciais desenvolvidas no território nacional. Em seu discurso, o Tenente-Brigadeiro do Ar Baptista Júnior frisou que, na sua gestão, desafios concretos, como aeronaves disponíveis e transporte logístico, essenciais no cumprimento das missões da FAB, ocuparam posição central nas atividades do COMGAP.

No enfrentamento à Covid-19, “o esforço de guerra exigiu que a logística da FAB mostrasse suas ciências no momento de maior dificuldade nacional”, reforçou Baptista Júnior. “Os números e a participação da nossa Instituição comprovam que estamos sendo vitoriosos”, assegurou. Em seguida, agradeceu a todos que fizeram parte da sua jornada e deu boas-vindas ao Brigadeiro Facic, afirmando que tem a certeza de que os desafios serão superados.

Discurso FAB BRIG.jpg

O Major-Brigadeiro do Ar Faric é natural de São Paulo e ingressou na Força Aérea em 1979. Exerceu diversos cargos ao longo da sua trajetória militar, entre eles o de Comandante da Base Aérea de Salvador e Adido de Defesa e Aeronáutico na França e Bélgica. Possui mais de 4,9 mil horas de voo, em 15 tipos de aeronaves. Realizou todos os cursos da carreira, e possui 17 condecorações nacionais, além de uma estrangeira.

Em entrevista, ao fim do evento, o Ministro Braga Netto deu boas-vindas ao novo Comandante e enalteceu sua preparação. “Acredito na competência do Brigadeiro Faric e a Defesa está pronta para apoiá-lo no que for necessário”, assegurou.

A cerimônia ainda foi prestigiada pelo Chefe de Logística e Mobilização do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Tenente-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini, o Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, o Comandante Militar do Sudeste, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, e demais autoridades militares e civis.

Os uniformes azuis dos militares perfilados em frente ao palanque de autoridades, se destacavam. Durante a solenidade, em sintonia, a tropa cumpria as ordens dadas ao som da corneta: braços junto ao corpo ou para trás, posturas estas chamadas posição de sentido e posição descansar, respectivamente. A tropa armada empunhava seus fuzis e os movimentavam com segurança. A cerimônia, realizada ao lado do aeródromo, com aviões que decolavam ao fundo, teve como moldura o céu nublado, típico de São Paulo.

Tropa Armada FAB.jpg

Ao toque da corneta, a Banda da Base Aérea de São Paulo entoou a canção Bandeirantes do Ar e o Hino dos Aviadores. Ao mesmo tempo, a tropa desfilou em continência ao novo Comandante do Comando-Geral de Apoio da Aeronáutica, encerrando a cerimônia.

desfile da tropa COMGAP.jpg

Por Mariana Alvarenga, editado por Margareth Lourenço
Fotos: Igor Soares

(MD ASCOM/FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *