Ministro da Defesa Profere Aula Inaugural do Curso Avançado de Defesa Sul-Americano

Ministro da Defesa Profere Aula Inaugural do Curso Avançado de Defesa Sul-Americano

A abertura da terceira edição do Curso Avançado de Defesa Sul-Americano (CAD-SUL) foi realizada, no dia 12 de setembro de 2014, na Escola Superior de Guerra (ESG), com a Aula Inaugural do Ministro de Estado da Defesa, Embaixador Celso Amorim, cujo tema abordado versou sobre o Ministério da Defesa.

Ministro da Defesa Profere Aula Inaugural 2
Em sua explanação, o Ministro falou sobre a mudança geopolítica do cenário mundial, caracterizada pelo deslocamento do centro de poder – restrito, anteriormente, a uma única superpotência – configurando-se agora uma nova ordem, orquestrada por diferentes atores, em contraposição ao modelo vigente, até então, em que o Estado hegemônico não respeitava os Tratados e Acordos previamente estabelecidos.

Ministro da Defesa Profere Aula Inaugural 1
O Ministro, na sua palestra, destacou ainda a necessidade da união dos países sul-americanos no sentido de defender seus territórios, iniciativa em prol desenvolvimento do continente, tornando-o cada vez mais forte, e, portanto, com maior capacidade no enfrentamento de conflitos. Concluiu a exposição alertando os participantes que a proteção da região cabe única e exclusivamente aos sul-americanos.

Ministro da Defesa Profere Aula Inaugural 3
No encerramento, o Comandante da ESG, Almirante-de-Esquadra LeaL Ferreira, agradeceu a presença dos estagiários e autoridades e o apoio do Ministério da Defesa para a realização do CAD-SUL. Na ocasião, entregou ao Ministro Celso Amorim o diploma pela participação.
Prestigiaram o evento Gen Ex José Carlos de Nardi, Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas; Alte Esq Wilson Barbosa Guerra – Comandante da Marinha em exercício; Dr. Ari Matos Cardoso – Secretário-Geral do Ministério da Defesa; Sr. Rogério Guedes Soares – Diretor-Geral do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia; Ten Brig Ar Rafael Rodrigues Filho – representando o Comandante da Aeronáutica; e embaixadores e cônsules de países da América do Sul.

Ministro da Defesa Profere Aula Inaugural 4

O Curso

O Curso Avançado de Defesa Sul-Americano (CAD-SUL) destina-se a capacitar civis e militares que atuam na área de defesa dos países das nações sul-americanas – UNASUL, proporcionando-lhes conhecimentos que possibilitem o desenvolvimento de um pensamento sul-americano de defesa, com base na cooperação e integração regionais.
A turma é composta por 26 estagiários e tem representantes da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela.

(ESG ASCOM/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *