Ministro da Defesa saúda formandos da Escola de Especialistas de Aeronáutica

Ministro da Defesa saúda formandos da Escola de Especialistas de Aeronáutica

Guaratinguetá (SP), 28/11/2015 – A cerimônia de formatura das três turmas de sargentos da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá (SP), na sexta-feira (27), foi marcada por muita emoção. Familiares e amigos se reuniram para prestigiar 564 homens e mulheres que concluíram uma das 28 especialidades oferecidas pela escola. Entre os formandos, seis estrangeiros, um boliviano, um paraguaio e quatro peruanos.

Familiares e amigos se reuniram para prestigiar 564 homens e mulheres que concluíram o curso de sargento da EEAR
Familiares e amigos se reuniram para prestigiar 564 homens e mulheres que concluíram o curso de sargento da EEAR

A solenidade marcou a formatura da 241ª Turma do Curso de Formação de Sargentos (CFS), da 25ª Turma do Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento (EAGS) e da 3ª Turma do Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento – Modalidade Especial (EAGS-ME).

O ministro da Defesa, Aldo Rebelo; o Comandante da Aeronáutica, Brigadeiro Nivaldo Luiz Rossato; e o Comandante da Escola de Especialistas de Aeronáutica, Brigadeiro Omar Juan Wara, saudaram os novos sargentos.

O ministro falou dos desafios e da importância do apoio familiar. “A formatura das senhoras e dos senhores ultrapassa o status de uma vitória individual. Ao lado da vitória do sacrifício, da renúncia, de submeter-se a uma jornada dura de estudos, é também uma vitória das suas famílias”, ressaltou.

Ministro da Defesa saúda formandos da Escola de Especialistas de Aeronáutica
Ministro da Defesa saúda formandos da Escola de Especialistas de Aeronáutica

Mais do que a escolha de uma profissão e a certeza de uma missão cumprida, a formatura militar significa para muitos a realização de um sonho, como é o caso do sargento Antônio Gleuson de Souza Marques. “Estou muito honrado em poder dar essa alegria para minha família. Ainda mais porque meus pais têm pouca instrução e foi muito difícil chegar até aqui”. Antônio Marques foi primeiro colocado do estágio do EAGS-MEO, é de Belém e agora seguirá para a unidade da FAB de Recife (PE).

O Comandante da Aeronáutica, Brigadeiro Rossato, destacou a importância da escolha da carreira militar.  “Este momento representa o júbilo de um seleto grupo de adolescentes que optou por deixar o aconchego de seus lares em busca de um nobre ideal, servir a Força Aérea Brasileira”, destacou Rossato.

Formaram-se 190 mulheres. Dois cursos tiveram, pela primeira vez, mulheres em suas turmas: Eletromecânica e Bombeiro de Aeronáutica.

Dois cursos tiveram, pela primeira vez, mulheres em suas turmas: Eletromecânica e Bombeiro de Aeronáutica.
Dois cursos tiveram, pela primeira vez, mulheres em suas turmas: Eletromecânica e Bombeiro de Aeronáutica.

O Brigadeiro Omar Juan Wara, Comandante da Escola, já se prepara para receber novos candidatos e os veteranos no dia 20 de janeiro de 2016. “Estaremos novamente com cerca de 1.400 alunos e estaremos prontos para continuar o trabalho gratificante que é ensinar”, disse.

Também estiveram presentes na solenidade o deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ); deputado estadual Eduardo Bolsonaro (PSC-SP); Arcebispo do Ordinariado Militar do Brasil, Dom Fernando Guimarães; prefeito de Guaratinguetá, Francisco Carlos Moreira; presidente da Câmara de Guaratinguetá, vereador Marcelo Coutinho; oficiais generais, adidos militares e autoridades locais.

Escola de Especialistas de Aeronáutica – EEAR

O processo seletivo para ingresso na Escola de Sargentos da Aeronáutica é composto de provas escritas (língua portuguesa, língua inglesa, matemática e física), inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de avaliação do condicionamento físico e validação documental.

A EEAR ocupa, atualmente, um espaço de aproximadamente 10 milhões de metros quadrados, com uma área construída superior a 119 mil metros quadrados, com 93 prédios administrativos e 416 residências, distribuídos nas Vila dos Oficiais, Vila dos Suboficiais e Sargentos e Vila de Cabos e Taifeiros. É carinhosamente conhecida como “Berço dos Especialistas”.

formandos 4CURSO DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS – CFS

O CFS é ministrado em regime de internato, com a duração de quatro semestres letivos. O curso tem como finalidade formar Sargentos Especialistas para o Comando da Aeronáutica, abrangendo instruções nos Campos Geral, Militar e Técnico-Especializado. Exige o ensino médio para ingresso.

Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento (EAGS)

O Estágio de Adaptação à Graduação de Sargentos tem duração de aproximadamente 24 semanas. O candidato deve ter concluído o curso técnico relativo à especialidade de interesse da Força Aérea.

Confira no vídeo a formatura das turmas de sargentos da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR):

Foto: Gilberto Alves/ MD

(MD ASCOM/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *