Ministro destaca desafios na ESG na construção do país

Ministro destaca desafios na ESG na construção do país

Rio de Janeiro, 08/12/2015 – “A Escola Superior de Guerra tem o desafio de oferecer a oportunidade de alcançar o preparo intelectual exigido pela agenda Brasil”, afirmou o ministro da Defesa, Aldo Rebelo, durante o encerramento do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE), sexta-feira (4), na sede da entidade, no Rio de Janeiro.

Orador da turma, o contra-almirante fuzileiro naval Luiz Artur Rodrigues Nunes destacou que o curso aguçou o espírito crítico dos alunos
Orador da turma, o contra-almirante fuzileiro naval Luiz Artur Rodrigues Nunes destacou que o curso aguçou o espírito crítico dos alunos

Para o ministro, “o momento de crise econômica mundial, com seus reflexos no Brasil, oferece ao país possibilidade de superação e consolidação das instituições democráticas. A criatividade, ousadia e inovação dos brasileiros apontam para novos ciclos de crescimento e desenvolvimento. Mas, para isso, precisamos de clareza e convicção de nossos objetivos. A ESG reúne e prepara a elite nacional de todos os estratos, corporações e classes, para pensar o presente e o futuro, para pensar a defesa nacional”.

A cerimônia contou com a presença do comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira. Os formandos se intitularam Turma Destino do Brasil e escolheram por patrono o marechal do ar Casimiro Montenegro Filho, fundador do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

Orador da turma, o contra-almirante fuzileiro naval Luiz Artur Rodrigues Nunes destacou que o curso aguçou o espírito crítico dos alunos. “Aprendemos a voar mais alto e enxergar mais longe. Vimos que não existem grandes ou pequenas missões, mas profissionais que são grandes ou pequenos para as missões que recebem. Estamos unidos, fortes, portanto”.

Ministro destaca desafios na ESG na construção do país
Ministro destaca desafios na ESG na construção do país

O comandante da ESG, tenente-brigadeiro do ar Rafael Rodrigues Filho, destacou a presença de alunos de outros países e a existência, durante as atividades, de “debates intensos, mas com espírito de colaboração e o desejo de construir um futuro próspero e um país soberano, com toda a grandeza dos mais altos valores que inspiram a nação”.

À mesa de honra estavam também o general de divisão Eduardo Diniz e o brigadeiro intendente Marcos Antônio Diniz Chagas. Padrinhos e madrinhas entregaram os distintivos do curso aos seus afilhados, e, em seguida, o representante da turma, almirante Rodrigues, e o comandante da ESG inauguraram a placa da Turma Destinos do Brasil – CAPE -2015.

Escola Superior de Guerra

A Escola Superior de Guerra (ESG), criada pela Lei nº 785/49, é um Instituto de Altos Estudos de Política, Estratégia e Defesa, integrante da estrutura do Ministério da Defesa, e destina-se a desenvolver e consolidar os conhecimentos necessários ao exercício de funções de direção e assessoramento superior para o planejamento da Defesa Nacional, nela incluídos os aspectos fundamentais da Segurança e do Desenvolvimento.

Funciona como centro de estudos e pesquisas, a ela competindo planejar, coordenar e desenvolver os cursos que forem instituídos pelo ministro de Estado da Defesa. Seus trabalhos são de natureza exclusivamente acadêmica, sendo um foro democrático e aberto ao livre debate.

Foto: Felipe Barra / MD

(MD ASCOM/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *