Ministro Lewandowski faz visita ao 1º RCG

Brasília (DF) – O Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ministro Ricardo Lewandowski, viveu uma manhã diferente no dia 10 novembro. De alguma maneira, ele voltou no tempo, mais precisamente a 1967, quando ingressou no Exército Brasileiro, por meio do Curso Preparatório de Oficiais da Reserva de São Paulo (CPOR/SP), e serviu, como Segundo-Tenente, no 17º Regimento de Cavalaria, de Pirassununga.

VISITA 1

Em visita ao 1º Regimento de Cavalaria de Guardas Dragões da Independência (1º RCG), Unidade sediada em Brasília que completará 208 anos em 2016, o Magistrado recuperou todas essas memórias e conheceu uma das mais tradicionais e completas Unidades de Cavalaria do Exército Brasileiro.

VISITA 3

O Ministro Lewandowski, com escolta de honra a cavalo, chegou ao 1º RCG acompanhado da sua esposa e foi recebido pelo Comandante do Exército, General de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas; pelo Chefe do Estado-Maior do Exército (EME), General de Exército Sergio Westphalen Etchegoyen; pelo Chefe do Departamento-Geral do Pessoal, General de Exército Francisco Carlos Modesto; e pelo Comandante do Regimento, Tenente-Coronel Marcelo Teodoro de Siqueira.

VISITA 2

Após uma visita à Galeria dos Comandantes do 1º RCG, os visitantes seguiram para uma formatura no pátio central da Unidade. O Ministro, que também acumula a função de Presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), acompanhou o desfile da tropa com uniformes históricos e operacionais, a pé e a cavalo.

VISITA 5

Ao término, todos seguiram em uma viatura para um breve tour pela histórica Unidade. A primeira parada foi na seção de veterinária, onde conheceram a estrutura de trato médico dos animais, desde as baias de recuperação até a sala de cirurgia. O Ministro, a todo o momento, contava alguma situação vivida por ele ainda tenente, histórias compartilhadas pelos generais e pelos militares em um bate-papo descontraído.

VISITA 4

Em seguida, o grupo assistiu a uma demonstração na pista de treinamento do Esquadrão de Choque a Cavalo. Enfrentando explosivos, fogo e obstáculos, os cavalos demonstraram grande preparação em situações extremas. Antes de sair, o Ministro fez questão de cumprimentar o tenente que comandou a apresentação. “Para mim, a cavalaria foi um marco em minha vida e essa visita foi de grande emoção. Ainda guardo comigo os importantes valores que aprendi com o Exército, de respeito aos valores da Pátria, de disciplina e sentimento de servir ao País”, afirmou o Presidente do STF.

Fotos: CCOMSEx

(CCOMSEX/ FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>