Ministro Wagner destaca relevância dos 30 anos da Abimde

Brasília, 12/08/2015 –  O estudo “Cadeia de valor e importância socioeconômica da indústria de defesa e segurança no Brasil” apontou a estimativa de R$ 202 bilhões do Complexo de Defesa na economia brasileira em 2014. A pesquisa projetou, ainda, que essa marca chega a representar 3,7% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.

O documento, elaborado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (Abimde), foi lançado nesta quarta-feira (12) como parte das comemorações aos 30 anos da Abimde. O estudo foi apresentado pelo professor Delfim Neto.

O ministro da Defesa, Jaques Wagner, que estava no exterior, se fez representar pela assessora especial Perpétua Almeida e pelo secretário de Produtos de Defesa do ministério, Murilo Barboza. Wagner enviou mensagem destacando os ganhos para o país, que compreendem pesquisa e desenvolvimento, em grande parte de tecnologia dual, que muito contribuem para impulsionar a economia.

Destacando a necessidade de que a sociedade brasileira conheça a importância socioeconômica da indústria de defesa para o país, o ministro ressaltou a complexidade de suas conexões nas cadeias de geração de riqueza, tecnologia e inovação. “É também essencial que conheçamos e superemos os desafios que ainda significam entraves para a previsibilidade da expansão do complexo de defesa no Brasil; e para o continuado aumento de sua participação em nosso PIB”, sublinhou.

Jaques Wagner ainda afirmou que estudos como esse, apoiados em critérios e métodos científicos, aportam análises relevantes para o processo decisório no campo da defesa. “Reitero o compromisso do Ministério com o estímulo institucional à indústria de defesa brasileira e com a continuidade dos investimentos nas Forças Armadas”, arrematou.

(MD ASCOM/ FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>