Ministros da Defesa da Comunidade de Países de Língua Portuguesa aprovam propostas para países membros

Ministros da Defesa da Comunidade de Países de Língua Portuguesa aprovam propostas para países membros

Ministros da Defesa de Angola, do Brasil, do Cabo Verde, de Guiné Bissau, de Moçambique, de Portugal, de São Tomé e Príncipe e do Timor Leste participaram, na manhã desta terça-feira (01/06), da XX Reunião de Ministros da Defesa Nacional da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). No encontro, foram debatidos e aprovados projetos e propostas que contribuem para o aprimoramento do setor de defesa dos países membros. O evento ocorreu virtualmente nas dependências do Ministério da Defesa.

O Ministro da Defesa do Brasil e presidente do Fórum de Ministros da CPLP, Walter Souza Braga Netto, abriu reunião saudando os demais Ministros e convidados. Ele ressaltou que o evento é o espaço propício para a interação e o estabelecimento da confiança entre os países.

Antonio Oliveira-4.jpg

O Ministro Braga Netto pontuou questões como o combate à Covid-19 e a importância do Atlântico Sul, especificamente, as preocupações com a segurança marítima no Golfo da Guiné. No que se refere ao combate à pandemia, o Ministro destacou a ativação do Centro de Operações Conjuntas, que atua na coordenação e no planejamento do emprego das Forças Armadas em ações de enfrentamento promovidas pelo Ministério da Defesa. ”Tal iniciativa integra o esforço do Governo Federal e segue a diretriz prioritária do Presidente da República de salvar vidas, preservar empregos e empresas e priorizar os mais vulneráveis”, completou.

O Ministro brasileiro disse, ainda, que outro tema vital ao Brasil é o Atlântico Sul e a situação crítica vivenciada no Golfo da Guiné. Ele chamou a atenção para a importância que esse oceano vem adquirindo ao longo das últimas décadas. “As nações atlânticas enfrentam grande número de desafios marítimos. Tais episódios têm acarretado óbices significativos ao comércio marítimo em geral”, concluiu o Ministro Braga Netto.

Antonio Oliveira-2.jpg

Em seguida, os demais Ministros apresentaram análises conjunturais de seus países, referenciando as atividades socioeconômicas internas, sob a luz dos acontecimentos internacionais e da pandemia provocada pelo novo coronavírus.

Entre os pontos de pauta aprovados na XX Reunião de Ministros da Defesa de Países de Língua Portuguesa, estiveram: o Mecanismo de Resposta da CPLP a Situações de Catástrofes; a Declaração da Reflexão sobre o futuro da Componente de Defesa da CPLP; e a Declaração do Plano de Ação da Componente de Defesa da CPLP para Implementação da Resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas 1325 (2000) sobre Mulheres, Paz e Segurança. Essa agenda representou os interesses comuns de cooperação entre as Forças Armadas dos países da Comunidade.

Antonio Oliveira-3.jpg

Além dos Ministros da Defesa da CPLP, estiveram presentes à reunião o Chefe de Assuntos Estratégicos do Ministério da Defesa, General de Exército Eduardo Antonio Fernandes, o Subchefe de Organismos Internacionais da Pasta, Contra-Almirante Carlos Augusto Chaves Leal Silva, o Diretor do Departamento de Defesa do Ministério das Relações Exteriores, Ministro Marcelo Paz Câmara, o Diretor do Centro de Análise Estratégica da CPLP, Capitão de Mar e Guerra Francisco Evandro Rodrigues Camelo, autoridades militares brasileiras e convidados.

Por Soraya Brandão
Foto: Antonio Oliveira 

(MD ASCOM/FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *