Ministros da Defesa e do Esporte visitam legado esportivo da Marinha para os Jogos Rio 2016

Ministros da Defesa e do Esporte visitam legado esportivo da Marinha para os Jogos Rio 2016

Rio de Janeiro, 15/03/2016 – Na manhã da terça-feira (15), o ministro da Defesa, Aldo Rebelo, juntamente com o ministro do Esporte, George Hilton, visitou o Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (Cefan), da Marinha do Brasil, no Rio de Janeiro. O Cefan, assim como outros centros de treinamento do Exército e da Aeronáutica, estão sendo utilizados para a preparação e a formação de atletas militares e civis para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

LEGADO 1
O Cefan e outros centros de treinamento do Exército e da Aeronáutica serão utilizados pelos atletas nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016

Esses centros de treinamento fazem parte dos investimentos do Ministério da Defesa para o legado dos Jogos, e contam também com recursos financeiros do Ministério do Esporte. “O Cefan já é uma referência da Rede Nacional de Treinamento de Preparação do Brasil, não só para os Jogos Olímpicos, mas também como uma herança que ficará de forma definitiva e permanente para o esporte de base e para o esporte de alto rendimento do Brasil”, afirmou o ministro Aldo Rebelo.

“Aqui nós acolhemos desde crianças do Programa Forças no Esporte, os atletas e as atletas do alto rendimento e de base da Marinha, além das parcerias que permitem que o Cefan acolha atletas de clubes e equipes que aqui fazem treinamento ou reabilitação”, enfatizou o ministro Aldo, acompanhado na visita pelo comandante-geral do Corpo de Fuzileiros Navais, almirante Fernando Antônio; pelo comandante do centro, almirante Carlos Chagas; e pelo comandante Militar do Leste, general Fernando Azevedo.

“Hoje nós acolhemos 20 mil crianças nesse Programa Forças no Esporte. Esse programa precisa ser ampliado porque tem um baixo custo para as Forças Armadas, porque já são utilizadas as instalações militares, monitores que as próprias Forças Armadas empregam, e ainda dispõe da ajuda e do apoio do Ministério do Esporte.  É um programa de referência e exemplo como ação social e como ação do esporte no Brasil”, comentou Aldo.

Cefan atende crianças do Forças no Esporte
Cefan atende crianças do Forças no Esporte

No Cefan, ainda em fase de reformas, os ministros visitaram as instalações esportivas e as áreas que serão locais de treinamento oficiais dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Eles visitaram o alojamento, com capacidade para 394 pessoas. A organização militar receberá as delegações estrangeiras das modalidades de futebol, vôlei e pólo aquático.

Durante a visita, os ministros participaram da homenagem prestada pela Confederação Brasileira de Judô a todos os medalhistas olímpicos da modalidade. “Vocês representam o testemunho, a evidência de todas as grandes qualidades de nosso país e do nosso povo”, afirmou o ministro, dirigindo-se aos atletas.

Na premiação do judô, Rebelo apontou o Plano Brasil Medalha e o programa do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) como duas ações fundamentais para a evolução do esporte brasileiro, a formação de atletas e para preparar o País para a prática do esporte.

Os ministros Aldo Rebelo e George Hilton também participaram de uma palestra sobre o Programa Olímpico da Marinha (Prolim) e acompanharam o treinamento de alguns atletas e as atividades de projetos Sociais de base e do programa Forças no Esporte. Segundo o almirante Chagas, 30 atletas da Marinha já foram classificados para os Jogos Olímpicos.

Durante o dia de hoje, os ministros Aldo Rebelo e George Hilton inauguram o novo ginásio na Universidade da Força Aérea (Unifa), e visitam o Centro de Capacitação Física do Exército (Ccfex).

Cefan

As intervenções no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes englobam dois campos de futebol, calçamento nas vias de acesso, acessibilidade, tanque de saltos, vestiário, piscina e ginásio com quadra de vôlei climatizado. As reformas das piscinas olímpica e de saltos ornamentais visam proporcionar as melhores condições de treinamento para as equipes de natação e de saltos ornamentais do Brasil. Ao incluir reforma nos vestiários, proporcionará também conforto aos atletas e militares da Marinha que utilizam a estrutura para adestramento militar.

A organização militar receberá as delegações estrangeiras das modalidades de futebol, vôlei e pólo aquático
A organização militar receberá as delegações estrangeiras das modalidades de futebol, vôlei e pólo aquático

Com a construção de dois campos de futebol, conforme os padrões recomendados pela FIFA, e uma área de apoio entre os campos de futebol, com vestiários, depósito e área para fisioterapia, o Cefan pretende não somente sediar o treinamento de suas equipes de futebol, masculina e feminina, bem como ampliar as parcerias com organizações esportivas ligadas à modalidade, proporcionando aos atletas de alto rendimento condições favoráveis de treinamento.

O objetivo é também que o Cefan seja o primeiro local na América Latina a ter um ginásio específico voltado ao treinamento de equipes olímpicas brasileiras de levantamento de peso. O ginásio está em construção e poderá sediar competições nacionais e internacionais.

(MD ASCOM/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *