Ministros da Defesa e do GSI participam de reunião sobre segurança no Centro de Inteligência dos Jogos Rio 2016

Ministros da Defesa e do GSI participam de reunião sobre segurança no Centro de Inteligência dos Jogos Rio 2016

Rio de Janeiro, 09/08/2016 – Os ministros da Defesa, Raul Jungmann, e do Gabinete da Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, Sergio Etchegoyen, estiveram na manhã desta terça-feira (09), no Centro de Inteligência dos Jogos (CIJ) para participar da reunião do Comitê Executivo de Segurança Integrada (Cesi).

Ministro Raul Jungmann participa de reunião do Cesi, no Centro de Inteligência dos Jogos
Ministro Raul Jungmann participa de reunião do CESI, no Centro de Inteligência dos Jogos

O Cesi reúne-se periodicamente para tratar de temas relacionados à segurança dos Jogos. É integrado por representantes da Inteligência, da Defesa, da Segurança Pública, da Casa Civil, do estado e do município.

Hoje foram abordados pontos como transporte, bloqueios de vias e mobilidade urbana; ampliação da área de atuação das Forças Armadas na cidade do Rio de Janeiro – via decreto de emprego das Forças em Garantia da Lei e da Ordem (GLO); coordenação das Forças com órgãos de Segurança Pública; e segurança nas instalações.

Comitê

Baseado no modelo de governança aprovado pela Presidência da República em 2015, o Cesi atua nacionalmente e sua função é garantir a sinergia entre os diferentes eixos responsáveis pela Segurança dos Jogos.

Ministros da Defesa 2
Os ministros também estiveram no briefing diário sobre a segurança no Comando Militar do Leste (CML)

A ABIN é representada no Cesi pelo diretor-geral, Wilson Roberto Trezza; a Defesa tem a participação do chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), a almirante Ademir Sobrinho; e, pela Segurança Pública, participa o Secretário Extraordinário de Segurança para Grandes Eventos, Andrei Rodrigues. O subsecretário Extraordinário de Grandes Eventos, Roberto Alzir Dias Chaves, e o diretor de Operações da Cidade do Rio de Janeiro para os Jogos Olímpicos Rio 2016, Leonardo Maciel, representam, respectivamente, estado e município.

O general Luiz Felipe Linhares, chefe da Assessoria Especial de Grandes Eventos do Ministério da Defesa, também participa das reuniões do Cesi.

Integração

Segundo o ministro Etchegoyen, “o papel do Comitê é apontar os desafios e superá-los com apoio mútuo de todos os envolvidos na operação de Segurança”. De acordo com ele, “temos tido exemplos claros de como a integração tem atingido seus objetivos”.

Durante a reunião, o ministro Jungmann manifestou interesse em saber as providências que estão sendo tomadas no sentido de equacionar problemas como o transporte público e o fluxo de torcedores nas arenas dos Jogos Rio 2016.

Antes da participar da reunião do CESI, os ministros estiveram no briefing diário sobre a segurança no Comando Militar do Leste (CML), onde abriga toda a operação das Forças Armadas na capital fluminense.

Fotos: Felipe Barra/MD

(MD ASCOM/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *