Missão em aldeia indígena é concluída com sucesso

Missão em aldeia indígena é concluída com sucesso

Após seis dias de muito trabalho, chega ao fim a ação interministerial dos Ministérios da Defesa e da Saúde, com o apoio da Secretaria de Saúde Indígena (SESAI), de auxílio médico às aldeias indígenas no estado de Mato Grosso do Sul.

Sob a coordenação do Comando Conjunto Oeste, a atividade fez parte da Operação Covid-19, desencadeada em 20 de março pela Defesa. As equipes, compostas por clínicos gerais, ginecologista obstetra, infectologista, além de enfermeiros e de técnicos em enfermagem prestaram, durante o período, 6.123 atendimentos médicos para 2.815 pessoas, sendo realizados 735 testes.

O Polo Base ficou sediado no município de Miranda e contou com apoio logístico no 9º Batalhão de Engenharia de Combate (9º BECmb). Os militares das três Forças foram recebidos com o carinho e a alegria dos brasileiros indígenas, que a todo momento prestavam homenagens e expressavam admiração pelos soldados. Segundo palavras do Comandante do 9º BECmb: “O trabalho repercutiu positivamente no estado, colaborando para o aumento da credibilidade das Forças Armadas perante a sociedade brasileira”.

Durante a semana, os índios pertencentes à etnia Terena receberam a equipe na aldeia Boa Esperança com dança típica, que representou a gratidão daquele povo para com os militares. Na aldeia Moreira, crianças confeccionaram desenhos de soldados, que foram amplamente repercutidos pelas mídias locais. O cacique Jair Augusto Nimbu, da aldeia Moreira, disse que o sentimento era de gratidão. “A vinda da força-tarefa é como um presente para a comunidade”.

Com a conclusão da missão, nesta segunda-feira (31), as atenções voltam-se para o monitoramento da evolução da doença no estado, principalmente nos locais com população de baixa renda. O Comando Conjunto Oeste permanece realizando as ações e operações, 24 horas por dia e sete dias por semana, até que a situação volte a níveis próximos à normalidade.

Por TC Sérgio, Comunicação Social CMO, e ST Solano, do 9º BECmb
Fotos: Sd Paulino

(MD ASCOM/FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *