Mundial Militar de Orientação tem primeiros vencedores

São Pedro da Aldeia, 21/11/2016 – Com a participação de cerca de 208 atletas de 25 países, o 49º Campeonato Mundial Militar de Orientação já tem seus primeiros vencedores. Atletas da Suíça, Polônia, Estônia e França garantiram os melhores lugares no pódio durante as provas de percurso médio e longo da competição, organizada pela Comissão Desportiva Militar do Brasil, do Ministério da Defesa, sob a égide do Conselho Internacional de Esportes Militares (CISM) e que está acontecendo na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA), no estado do Rio.

mundial-1

O primeiro dia do campeonato foi realizado no sábado (19), no município de Rio das Ostras, com a prova de percurso médio (5km). O vencedor foi o suíço Matthias Kyburz que completou a distância com 73 segundos de vantagem sobre o russo Leonid Novikov. O companheiro de equipe de Kyburz, Martin Hubmann, terminou em terceiro lugar, garantindo a medalha de bronze.

Na competição de longa distância (14 km), o suíço Matthias Kyburz mais uma vez provou que atualmente é um dos melhores atletas da modalidade, garantindo a medalha de ouro com uma incrível vantagem de três minutos sobre o medalhista de prata, o francês Frédéric Tranchand. A Estônia também marcou presença no pódio da prova com a medalha de bronze obtida pelo atleta Timo Sild.

Na categoria feminina, o percurso médio teve o primeiro lugar no pódio obtido pela russa Natalia Efimova. A medalha de prata ficou nas mãos da suíça Sarina Jenzes e a de bronze, entregue a também russa Yulia Novikova.

mundial-2

Já na prova de 14 km feminino, foi a vez da suíça Sarina Jenzes conquistar o ouro, deixando para trás, a austríaca Ursula Kadan (prata) e a russa Natalia Efimova (bronze).

O resultado final por equipe, somando os pontos obtidos nos 5 km e 14 km, levaram na categoria masculina, a Suíça ao topo do ranking, seguida por Rússia e Polônia. No feminino, o ouro ficou com a Rússia, a prata com a Polônia e o bronze com a Suíça.

mundial-3

Cerimônia de abertura

O 49º Campeonato Mundial Militar de Orientação foi aberto durante solenidade realizada no dia 18 de novembro e contou com a presença do Secretário de Pessoal, Educação, Saúde e Desporto do Ministério da Defesa, brigadeiro Ricardo Machado Vieira, do diretor do Departamento de Desporto Militar da Pasta e chefe da delegação brasileira para o CISM, almirante Paulo Zuccaro.

mundial-4

Também participaram o representante do comitê organizador do Conselho Internacional de Esportes Militares (CISM), coronel Weigold, e o representante da modalidade de Orientação no CISM, coronel Ostbye.

Durante a cerimônia, o coronel Weigold agradeceu a organização brasileira para com o evento e deu boas-vindas as delegações, que desfilaram representando seus países. O Mundial Militar se encerra nesta terça-feira (22), após a prova de revezamento urbano que acontecerá na cidade de Armação de Búzios, também na região dos Lagos fluminense.

Saiba aqui mais sobre o o 49º Campeonato Mundial Militar de Orientação.

Fotos: Divulgação/CISM

(MD ASCOM/ FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>