Na Itália, celebração da conquista de Monte Prano pela FEB

Na Itália, celebração da conquista de Monte Prano pela FEB

No dia 30 de agosto, a Aditância do Exército na Itália celebrou a conquista do Monte Prano pela Força Expedicionária Brasileira (FEB) durante a Segunda Guerra Mundial. No ponto mais alto daquela elevação (1.221 metros acima do nível do mar), o Adido do Exército na Itália, Coronel André Luiz dos Santos Franco, fez alusão ao grande valor militar da tomada daquele ponto forte inimigo pelos “pracinhas” brasileiros.

Durante a atividade, ocorreu a inauguração de uma placa e a colocação de coroas de flores em homenagem aos cinco militares do Exército Brasileiro (EB) vítimas daquela batalha. Além do Adido, a celebração contou com a presença do Senhor Paoli Edvaldo, da Associação “Amici della Montagna”, de militares do Exército Brasileiro que estão cumprindo missão no país, e de italianos, que, voluntariamente, ajudam a manter viva a memória da FEB na Itália.

A importância da celebração daquela conquista pode ser verificada nas palavras entusiasmadas do próprio Comandante da FEB, Marechal Mascarenhas de Moraes: “constituiu a vitória de Monte Prano um feliz remate da primeira manobra das Armas brasileiras no teatro de guerra italiano, merecendo lisonjeira repercussão nos círculos militares aliados”.

(CCOMSEX/FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *