Na Terra dos Marechais, Caserna de Bravos recebe o maior encontro dos Irmãos de Farda com emoção e vibração

No dia 26 de outubro de 2019, o 6º Batalhão de Engenharia de Combate (6º BE Cmb), “Batalhão Tenente-Coronel José Carlos de Carvalho”, realizou o 3º Encontro do Irmão de Farda, ex-integrantes do Batalhão, com a presença de mais de 600 pessoas, dentre militares da reserva, reformados, e suas famílias. A atividade iniciou com a recepção dos Irmãos de Farda, de integrantes da Turma Coronel Miró, primeira Turma de Sargentos formados no 6º BE Cmb, e demais autoridades e convidados. Na sequência ocorreu a formatura geral do Batalhão no Pátio Tenente Correa, confraternização e despedidas.

Durante a formatura, foi feita referência aos 51 anos da transferência do 6º BE Cmb para o município de São Gabriel. Foi realizada a entrega da Medalha Tenente-Coronel José Carlos de Carvalho a militares que se destacaram no corrente ano, justo reconhecimento por tudo o que realizaram em prol dessa Unidade, pela dedicação, empenho, zelo, suor e trabalho. Além disso, também foi outorgado o Diploma de Amigo do 6º BE Cmb, pelo apoio incondicional e trabalhos realizados em prol do Batalhão, a personalidades civis e militares.

A atividade foi coroada de emoção, com o 3º Encontro dos Irmãos de Farda, em que mais de 220 ex-integrantes da Caserna de Bravos puderam se confraternizar e reafirmar a camaradagem, o civismo e a amizade consolidados no tempo em que trabalharam no 6º BE Cmb. Ocorreu, ainda, 1º Encontro da 1ª Turma de Sargentos formada no Batalhão, em 1976, “Turma Coronel Miró”, foram 12 representantes que prestigiaram o evento.

Esses eventos foram exemplos para todos os presentes, uma grande demonstração de amor ao 6º BE Cmb, pois reafirmaram os valores cultivados durante o tempo que lá serviram, perpetuando a história, a tradição e as virtudes dessa singular e histórica organização militar de Engenharia do Exército Brasileiro.

Por iniciativa dos Irmãos de Farda e com o apoio do 6º BE Cmb, foram arrecadados mais de 260 quilos de gêneros que foram doados para o Asilo São João que atende a pessoas da terceira idade no município de São Gabriel.

Histórico do 6º BE Cmb

O 6º Batalhão de Engenharia de Combate, Batalhão José Carlos de Carvalho, foi criado em 1º de abril de 1943, com a denominação de 3º Batalhão de Engenharia, tendo como sede a cidade de Porto Alegre. Inicialmente, e de forma provisória, instalou-se no quartel do 1º Batalhão de Engenharia, no Rio de Janeiro, então Distrito Federal, organizando-se em pessoal, material e equipamento.

Seguiu do Rio de Janeiro para Porto Alegre em 25 de maio de 1943, por via ferroviária, chegando à capital gaúcha em 2 de junho do mesmo ano, ocupando as atuais instalações do 3º Regimento de Cavalaria de Guardas, Regimento Osório. Teve sua denominação mudada para 6º Batalhão de Engenharia em 1947 e em 1958, para a atual: 6º Batalhão de Engenharia de Combate.

Em 31 de outubro de 1968, foi transferido para a cidade de São Gabriel, “A Terra dos Marechais”, ocupando, então, o histórico aquartelamento do extinto 3º Regimento de Cavalaria Motorizado, o mais antigo do Rio Grande do Sul, construído em 1846, por onde passaram Sampaio, Mallet e Osório, heróis da história do Exército Brasileiro.

A 17 de julho de 1981, recebeu a designação histórica de Batalhão Tenente-Coronel José Carlos de Carvalho em homenagem ao Chefe da Comissão de Engenheiros, na Guerra do Paraguai, cujos feitos inspiram e estão retratados em seu Estandarte Histórico, aprovado a 31 agosto de 1989.

Sua história é marcada pela participação na Segunda Grande Guerra; na epopeia do Passo do Socorro; na Operações de Garantia da Lei e da Ordem dos Complexos do Alemão e da Maré e mais recentemente na Intervenção Federal no Rio de Janeiro; na Copa do Mundo de 2014 e nos Jogos Olímpicos 2016; nas missões de paz da Organização da Nações Unidas (ONU) em Angola e no Haiti; e, atualmente, na Operação Acolhida, em Roraima.

Por sua rica história, coroada de êxito, construída por militares abnegados, iluminados pelos irmãos fuzilados, o 6º BE Cmb é reconhecido no seio da Força Terrestre como a “Caserna de Bravos”.

(CCOMSEX/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>