NaPaOc “APA” participa do “Obangame Express 2014”

O Navio-Patrulha Oceânico (NaPaOc) “APA” participou do Exercício “Obangame Express/2014”,realizado de 16 a 23 de abril, na Costa Centro-Oeste Africana, no Golfo da Guiné. O “Obangame Express” é um exercício combinado e acontece anualmente. Nessa edição, participaram os seguintes países: Brasil, Estados Unidos, Alemanha, Bélgica, Espanha, Portugal, Turquia, Angola, Benin, Camarões, Congo, Costa do Marfim, Gabão, Gana, Guiné Equatorial, Nigéria, São Tomé e Príncipe e Togo.

O NaPaOc “APA” e a Fragata “Bartolomeu Dias”, de Portugal, na área de operação

O NaPaOc “APA” e a Fragata “Bartolomeu Dias”, de Portugal, na área de operação

O “APA” é o primeiro navio da Marinha Brasileira a participar deste exercício, que trouxe o estreitamento dos laços de cooperação e amizade entre os dois países, possibilitando o embarque de duas equipes de abordagem da Marinha de Guerra Angolana no “APA”. Os militares foram treinados por instrutores de abordagem do Centro de Adestramento Almirante Marquês de Leão (CAAML), embarcados para participar do exercício.

O objetivo do “Obangame Express” é capacitar os países africanos para prover a segurança marítima da área do Golfo da Guiné contra ações de pirataria, tráfico de drogas e armas, sequestro, pesca ilegal e outros ilícitos praticados na região. Para isso, foram realizados exercícios de operações de interdição marítima, técnicas de abordagem e treinamentos médicos e meteorológicos capazes de testar e avaliar a interoperabilidade regional, a relação multinacional de Comando e Controle e a proficiência marinheira dos países africanos com seus parceiros regionais do Golfo da Guiné, em conjunto com os países estrangeiros participantes.

(CCSM/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>