Navio Auxiliar Pará atinge a marca de mil mamografias a bordo, somente em 2018

No dia 8 de novembro, o milésimo exame de mamografia foi realizado a bordo do Navio Auxiliar (NA) “Pará”. A marca refere-se apenas ao ano de 2018 e foi atingida durante a Ação Cívico-Social promovida pela Marinha do Brasil no município de Porto de Moz, sudoeste do Pará. O navio está percorrendo municípios paraenses com equipes técnicas e de saúde, desde o dia 29 de outubro, promovendo ações da Operação “Educação na Hidrovia I”.

O mamógrafo do NA “Pará” foi doado pela O Organização não governamental “Américas Amigas”, em 2010, e, desde então, o Comando do 4º Distrito Naval realiza constante trabalho de prevenção ao câncer de mama junto a populações ribeirinhas na Amazônia.

Todos os mil exames feitos a bordo do NA “Pará” foram laudados pela médica radiologista do Hospital Naval de Belém (HNBe), Capitão de Corveta Lorena Lira Tavares dos Santos de Lima. “É uma grande alegria para mim, como médica, e para toda a equipe técnica do HNBe e as voluntárias da ‘Américas Amigas’, poder levar prevenção de saúde às comunidades que não têm esse recurso, devido ao alto custo e necessidade de mão de obra especializada. O sentimento é de dever cumprido”, ressaltou.

A paciente de número mil, Maria Vanderli Banaion, de 49 anos, disse que o município não dispõe de mamógrafo, o que dificulta o acesso de mulheres à prevenção. A indicação médica é para que todas as mulheres, a partir de 40 anos, façam mamografia regularmente.

O Comandante do NA “Pará”, Capitão de Corveta Gomes Ferreira, ressaltou que quando é constatada alguma alteração no exame a paciente é imediatamente encaminhada para investigação e início do tratamento. “O exame de mamografia é uma raridade na maioria dos municípios que visitamos. É uma grande satisfação levar esse serviço tão raro e importante para a população desassistida. Muitas vezes, recebemos mulheres de aproximadamente 70 anos que nunca realizaram o exame e têm a oportunidade de fazê-lo aqui no navio”, disse.

(CCSM/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>