Navio de Assistência Hospitalar “Doutor Montenegro” participa da “Operação Acre” 2016

Navio de Assistência Hospitalar “Doutor Montenegro” participa da “Operação Acre” 2016

O Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Doutor Montenegro”, subordinado ao Comando da Flotilha do Amazonas, suspendeu do Cais da Estação Naval do Rio Negro, no dia 8 de janeiro, com destino ao município de Cruzeiro do Sul (AC), para iniciar a 16ª edição da “Operação Acre”.

NAsH “Doutor Montenegro” participa da 16ª edição da “Operação Acre”
NAsH “Doutor Montenegro” participa da 16ª edição da “Operação Acre”

Durante a Operação, prevista para acontecer até o dia 29 de abril, as populações das comunidades de Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo, todas no estado do Acre, serão atendidas com consultas médicas e odontológicas, exames clínicos, cirurgias de pequeno porte e distribuição de medicamentos.

A equipe de saúde é composta por dois farmacêuticos bioquímicos, um enfermeiro de nível superior, cinco médicos, quatro cirurgiões-dentistas, oito técnicos em enfermagem e dois técnicos em radiologia médica. A previsão é que o navio atenda 25 mil pessoas nesses quatro meses de comissão.

Para prestar apoio à população, o navio é dotado de ambulatório odontológico; laboratório para exames; sala de trauma; centro cirúrgico; sala de parto; sala de raio-X; uma enfermaria; uma sala de vacina e de soros; e uma farmácia, onde será realizada a entrega de remédios às comunidades carentes, além de quatro lanchas orgânicas empregadas para atendimentos em locais de difícil acesso.

Como diferencial, o NAsH “Doutor Montenegro” possui um equipamento de raio-X com conversor de imagem digital,  mamógrafo e comunicação por satélite. “Para esta edição da Operação, a Marinha empreendeu um esforço muito grande na estrutura e aquisição de novos equipamentos, como os de radiologia, que permitem realizar diversos exames de imagem, melhorando, dessa forma, a qualidade do atendimento”, declarou o Comandante da Flotilha do Amazonas, Capitão-de-Mar-e-Guerra Ednaldo Blum.

A Operação é motivo de orgulho, também, para os familiares dos militares que atuam na missão. Fátima Gomes, esposa do Segundo-Sargento (ET) José Flávio Gomes da Cruz, foi com a família se despedir do marido. “Descobrimos essa semana que estou grávida, vai ser uma fase difícil com ele longe, mas tenho muito orgulho do meu marido e dou todo o apoio necessário. A expectativa pelo regresso é grande”, declarou.

(CCSM/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *