Navio de Assistência Hospitalar “Doutor Montenegro” realiza atendimentos no Acre

O Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Doutor Montenegro”, subordinado ao Comando da Flotilha do Amazonas, realizou o atendimento de cerca de 16 mil pessoas em comunidades ribeirinhas do estado do Acre, no período de 5 de fevereiro a 5 de março.

Foram atendidas as comunidades de Marechal Thaumaturgo, Aldeia Ashaninka, Porto Walter, Miritizal, Aldeia Puyanawa, Lagoinha, Olivença, Vila Santa Luzia, Liberdade, Juruá Mirim, Aldeia Katukina, Campina, Vila Santa Rosa, Burutirana, São Pedro, Várzea, além da Colônia dos Pescadores e Detentos da Unidade Penitenciária de Cruzeiro do Sul-AC.

Os ribeirinhos tiveram acesso a atendimentos médicos, odontológicos, de enfermagem, laboratoriais, vacinação, distribuição de medicamentos, além do atendimento diferenciado na área ginecológica, destacando-se os exames de mamografias, exames de colo do útero e a realização de quatro partos pela equipe médica do navio, sendo três no Hospital da Família de Marechal Thaumaturgo-AC e um no Hospital da Família em Porto Walter-AC.

A ginecologista e obstetra, Capitão de Corveta, médica, Raquel Ramos do Amaral, explicou o trabalho de prevenção realizado nas comunidades ribeirinhas. “Fazemos uma medicina de nível primário, além do tratamento de algumas doenças sexualmente transmissíveis, utilização de métodos contraceptivos e orientações sobre a saúde bucal. É muito gratificante levar um pouco de ajuda, atenção e esperança às pessoas que vivem em situações tão adversas”.

A tripulação do navio é composta por 80 militares, sendo 28 deles profissionais da área de saúde, e um prático regional. O navio iniciou seu retorno para Manaus no dia 06 de março. A Operação “Acre 2019” prossegue até o dia 30 de abril com atendimentos previstos em Ipixuna, Pernambuco, Reserva Extrativista do Rio Gregório e Itamarati, no Amazonas.

(CCSM/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>