Navio Escola BRASIL recebe o Ministro da Defesa da Eslovênia

No período de 04 a 07 de Setembro, a Adidância de Defesa do Brasil na Eslovênia participou das atividades de recepção do Navio Escola Brasil, no Porto de Koper, na Eslovênia. Foi a primeira visita do Navio Escola Brasil àquele país europeu.

Com intensa programação cívica institucional, capitaneada pelo Embaixador do Brasil na Eslovênia, Renato Mosca, os Guarda Marinhas integrantes da 33ª viagem do navio puderam conhecer um pouco mais sobre a história do país visitado. As autoridades locais franquearam o acesso de uma representação dos Guarda Marinhas à sua usina nuclear.

Navio Escola Brasil atracou no Porto de Koper, na EslovêniaNavio Escola Brasil atracou no Porto de Koper, na Eslovênia

Como parte da intensa programação das comemorações da Semana da Pátria, o Embaixador Renato Mosca levou, em 5 de setembro, o Vice-Primeiro Ministro e Ministro da Defesa da Eslovênia, Karl Erjavec, para visitar o NE BRASIL, ocasião em que foi recebido pelo Comandante do Navio, Comandante Alexandre Bessa de Oliveira, com as honras militares.

Ministro da Defesa da Eslovênia visitou as instalações do navioMinistro da Defesa da Eslovênia visitou as instalações do navio

Em sua entrevista para a imprensa, o Ministro da Defesa declarou que ficou muito bem impressionado pela excelência do NE BRASIL e pela qualidade dos militares brasileiros, augurando que as relações entre os dois países, na área de Defesa, possa ser incrementada. Após a visita do Ministro da Defesa, o NE BRASIL abriu as portas à visitação pública, que foi muito apreciada pela comunidade local.

Portas do NE Brasil foram abertas para a visitação públicaesta imagem não possui descrição

Como parte final da programação, a Embaixada do Brasil em Liubliana realizou em 6 de setembro, com a cooperação da Adidância de Defesa do Brasil na Eslovênia, cerimônia cívica por ocasião do Dia da Independência, que contou com a presença de importante representação do NE BRASIL e diversos convidados, militares e civis, dentre estes, o Presidente da República da Eslovênia, Borut Pahor.

Em sua 33ª viagem foi a primeira visita do Navio Escola Brasil ao país europeuEm sua 33ª viagem foi a primeira visita do Navio Escola Brasil ao país europeu

Nas palavras do Embaixador Renato Mosca, a presença do NE BRASIL na Eslovênia era um sonho acalentado desde o primeiro dia de sua missão como Embaixador do Brasil na Eslovênia e, ver esse sonho realizado na Semana da Pátria 2019 é algo que estava acima das suas expectativas, e que só vem a incrementar as relações diplomáticas e especialmente no setor de defesa, entre os dois países. Ao final, o Embaixador agradeceu ao Ministério da Defesa e, especialmente à Marinha do Brasil, por colocar a Eslovênia na programação da XXXIII VIGM.

Com informações da Adidância de Defesa do Brasil na Eslovênia
Fotos: Zdravko Primožič/FPA

(MD ASCOM/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>