Navio Hidrográfico “Sirius” representa a Marinha do Brasil em fóruns no Uruguai

Navio Hidrográfico “Sirius” representa a Marinha do Brasil em fóruns no Uruguai

Entre os dias 3 e 11 de abril, o Navio Hidrográfico “Sirius” esteve atracado no porto de Montevidéu–Uruguai para participar da 12ª Reunião da Comissão Hidrográfica do Atlântico Sudoeste (CHAtSO) e da 14ª Reunião da Aliança Regional para a Oceanografia no Atlântico Sudoeste Superior e Tropical (Oceatlan).

O Brasil é signatário e participante de diversos acordos internacionais, como a Oceatlan, que representa o esforço de instituições da Argentina, Brasil e Uruguai engajadas no planejamento e implementação de um sistema oceanográfico operacional. O propósito do sistema é monitorar e investigar os processos oceânicos no Atlântico Sul e Tropical.

A CHAtSO é uma Organização Hidrográfica Internacional, que tem por objetivo incrementar a cooperação hidrográfica entre os países do Oceano Atlântico Sudoeste.

A participação do NHi “Sirius”, representando a Marinha do Brasil, demonstra a capacidade da hidrografia brasileira em realizar pesquisas de vulto na região do Atlântico Sudoeste, como o acompanhamento do vórtice da Confluência Brasil-Malvinas, entre outras.

Participaram da reunião o Diretor de Hidrografia e Navegação, Vice-Almirante Marcos Sampaio Olsen, além dos participantes das duas reuniões e oficiais da Armada Uruguaia, Argentina e Paraguaia.

Tripulação do NHi “Sirius” no porto de Montevidéu

(CCSM/FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *