Navio Veleiro “Cisne Branco” é atração em Rio Grande

O Navio Veleiro “Cisne Branco” encantou o público riograndino, nos dias 15, 16 e 17 de abril. Mais de 2.500 pessoas visitaram a “embaixada flutuante”, que ficou atracada no cais do Porto Novo do Rio Grande (RS). Essa é a quarta vez que o navio visita a cidade. A última visita ocorreu em 2008.

“Cisne Branco” atracado no Porto Novo do Rio Grande

“Cisne Branco” atracado no Porto Novo do Rio Grande

Durante o período em que esteve aberto para visitação, o público conheceu um pouco da história do “Cisne Branco”, que foi encomendado pela Marinha para as comemorações dos 500 anos do descobrimento do Brasil, bem como as características de um veleiro desse porte. Além disso, os visitantes aprenderam sobre as tradições navais, o propósito do Navio Veleiro de representar a Marinha do Brasil em grandes eventos náuticos nacionais e internacionais e a formação marinheira do pessoal que ingressa na Força Naval.

Entre os visitantes, o professor Vinícius Dias Borges, de 32 anos, aproveitou a oportunidade para levar a noiva Simone Munhoz Saraiva, 26 anos para conhecer um pouco sobre a Marinha do Brasil. Os dois são de Lavras do Sul, no interior do Rio Grande do Sul, e essa foi a primeira vez que entraram em um navio. “Moramos há pouco tempo em Rio Grande e estamos encantados com o navio. Gostamos muito”, disse Vinícius.

Estudantes acompanham a rotina no navio

Além da comunidade em geral, 150 alunos do Centro de Convívio Meninos do Mar (CCMar), com idades de 14 a 17 anos, participaram da visita. Os estudantes realizam cursos de construção naval, auxiliar administrativo, costuraria, hotelaria, entre outros. O diretor do CCMar e Comendador da Ordem do Mérito Naval, Lauro Barcelos, explicou que a visita buscou aproximar os alunos da Marinha. “Trouxe eles até aqui para que tivessem a oportunidade de conhecimento. Por se tratar de um veleiro que desenvolve a educação náutica, propósitos semelhantes à filosofia de trabalho do CCMar”, explicou.

Vinícius e Simone conheceram pela primeira vez um navio da Marinha

Vinícius e Simone conheceram pela primeira vez um navio da Marinha

Davi de Paula Carvalho, 18 anos, que foi aluno e hoje trabalha no CCMar, relatou que  “é uma oportunidade única a visita. Nos proporciona novos conhecimentos náuticos e entramos em contato com novas formas de pensar. Além disso fomos muito bem recepcionados”.

O navio saiu do Rio de Janeiro (RJ), no dia 4 de abril, e realizará uma viagem de representação, com duração de 37 dias, pelos portos do sul do Brasil. O objetivo é participar dos Eventos Náuticos 2016 – Fase Sul. De Rio Grande, o Navio seguiu para a capital gaúcha.

O “Cisne Branco” passará ainda por Santa Catarina, nas cidades de Florianópolis e São Francisco do Sul; em Paranaguá, no estado do Paraná; e retorna ao Rio de Janeiro, sua sede, no dia 9 de maio.

(CCSM/ FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>