Navios da área do 3º DN realizam exercícios com a Fragata “Liberal”

Navios da área do 3º DN realizam exercícios com a Fragata “Liberal”

Seis navios subordinados ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste realizaram, no dia 11 agosto, exercícios no litoral de Natal (RN), em conjunto com a Fragata “Liberal”, que está em trânsito para o Líbano. Entre as ações, foram realizadas operações aéreas, com um pouso de uma aeronave no Navio Patrulha Oceânico “Araguari”; manobras táticas e leap frog (manobra de aproximação a pequena distância entre navios).

Formatura entre navios participantes do exercício
Formatura entre navios participantes do exercício

Segundo o Comandante do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste, Capitão de Fragata Sérgio Tadeu Leão Rosário, o objetivo dos exercícios é aumentar a capacidade dos meios, manter a qualificação e elevar o nível de adestramento da tripulação.

Participaram dos exercícios, além do “Araguari” e da “Liberal”, os Navios Patrulha “Macau”, “Graúna”, “Guaíba”, “Goiana” e “Grajaú”, subordinados ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste.

Pouso de aeronave no Navio Patrulha Oceânico “Araguari”
Pouso de aeronave no Navio Patrulha Oceânico “Araguari”

Navio Patrulha “Araguari”

Sua capacidade de atender a operações afastadas de sua base, tais como busca e resgate, patrulhas, combate a ilícitos transnacionais e auxílio a desastres, é resultado da interação de sua grande autonomia, capacidade de realizar operações aéreas com aeronaves de médio porte e da operação de duas ou mais lanchas rápidas.

Fragata “Liberal”

A Fragata “Liberal” e uma aeronave orgânica AH-11A Super Lynx integrarão a Força Tarefa-Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano. O navio substituirá a Fragata “Independência” que já se encontra naquela área de Operação desde o mês de abril de 2016, como Navio Capitânia daquela Força Naval.
De Natal, o navio parte para os portos de Las Palmas (Espanha) e Civitavecchia (Itália) antes de sua chegada a Beirute (Líbano), prevista para o dia 7 de setembro.

(CCSM/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *