Navios da Marinha do Brasil iniciam viagem à Antártica

Navios da Marinha do Brasil iniciam viagem à Antártica

Brasília, 10/10/2016 – A Marinha do Brasil está enviando dois navios hidroceanográficos à Antártica. A missão faz parte 35ª Operação Antártica (OPERANTAR XXXV), que tem por objetivo realizar apoio logístico aos Módulos Antárticos Emergenciais (MAE) da Estação Comandante Ferraz, além de colaborar com projetos de ciência e tecnologia. Nesta segunda-feira (10), às 10 horas, partiu do Arsenal de Marinha, no Rio de Janeiro, rumo ao continente gelado o Navio de Apoio Oceanográfico “Ary Rongel”. O segundo, o navio Polar “Almirante Maximiano”, partirá na sexta-feira (14).

navios-da-marinha-1

Os navios permanecerão na Antártica durante seis meses, retornando ao Brasil em abril de 2017. Durante este período, eles atuarão nas áreas de oceanografia, hidrografia, biologia, geologia, antropologia e meteorologia.

As atividades científicas envolvem profissionais de instituições de ensino e pesquisa de todo o País, que realizam observações de animais e coleta de amostras do solo e da água. As equipes utilizam os “Navios Antárticos” como plataforma para coleta de dados e apoio nas pesquisas de campo na região polar austral.

navios-da-marinha-2

Os navios “Ary Rongel” e “Almirante Maximiano” são comandados pelo capitão de Mar e Guerra Nilo Gonçalves de Souza e pelo capitão de Mar e Guerra Carlos André Coronha Macedo, respectivamente, e farão uma primeira escala no porto de Rio Grande (RS). Também estão programadas escalas logísticas nos portos de Punta Arenas (Chile) e de Montevidéu (Uruguai).

Serviço:

Partida do navio Almirante Maximiano” rumo à Antártica

Data: 14/10/2016

Horário: 10h

Local: Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, localizado à Praça Barão de Ladário, s/nº – Ilha das Cobras, Centro, Rio de Janeiro

Características dos navios:

H-44 – NAPOC “ARY RONGEL”
Comprimento total: 75,2;
Calado: 6,2 m;
Boca: 13 m;
Deslocamento: 3.638 Ton;
Velocidade: 11 nós; e
Tripulação: 76 (54 militares e 22 pesquisadores)

H-41 – NPO “ALMIRANTE MAXIMIANO”
Comprimento total: 93,4;
Calado: 7,5 m;
Boca: 13,4 m;
Deslocamento: 5.540 Ton;
Velocidade: 9 nós; e
Tripulação: 86 (54 militares e 32 pesquisadores)

Fotos: Marinha do Brasil/Divulgação

(MD ASCOM/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *