Navios de Assistência Hospitalar da Marinha atuam na Operação “Ágata 8”

Navios de Assistência Hospitalar da Marinha atuam na Operação “Ágata 8”

Os Navios de Assistência Hospitalar (NAsH) “Carlos Chagas”, “Oswaldo Cruz” e “Soares de Meirelles”, subordinados ao Comando de Flotilha do Amazonas, realizaram ações de saúde durante Operação “Ágata 8”, que teve início em 10 maio, na área de jurisdição do Comando do 9º Distrito Naval.

NAsH “Carlos Chagas”

NAsH “Soares de Meirelles” atracado em Barcelos (AM)
NAsH “Soares de Meirelles” atracado em Barcelos (AM)

O NAsH “Carlos Chagas”, no dia 13 de maio, concluiu os atendimentos médicos e odontológicos na comunidade de Vila Caiambé, no município de Tefé (AM). Moradores de seis comunidades vizinhas, também receberam os serviços de saúde do navio.

Durante esse período, foram realizados 342 atendimentos médicos e 1.185 procedimentos odontológicos, tendo sido atendidas mais de mil pessoas. O posto de saúde da comunidade também foi beneficiado pela distribuição de 28.449 medicamentos.

A presença de um papiloscopista da Polícia Civil Estadual contribuiu para que 42 ribeirinhos tivessem a oportunidade de receber seus documentos de identificação.

O NAsH “Carlos Chagas” também levou atendimento médico e odontológico aos municípios de Itacoatiara, Urucurituba e Parintins, no estado do Amazonas, todos afetados pela cheia do rio Amazonas.

NAsH “Oswaldo Cruz”

No dia 14 de maio, o NAsH “Oswaldo Cruz” fundeou nas proximidades da comunidade Nossa Senhora de Nazaré do Morro Alto, no município de Coari (AM). Na ocasião, foram realizados 77 atendimentos médicos e 333 procedimentos odontológicos.

Em 16 de maio, o navio prestou assistência hospitalar às comunidades de Itapeúna e Costa Juçara, no município de Coari (AM), onde foram realizados 169 atendimentos médicos, 159 procedimentos odontológicos e 34 vacinações contra febre-amarela, miningococopeneumococo e hepatite tipo B.

NAsH “Soares de Meirelles”

O NAsH “Soares de Meirelles”, que conta com o apoio  de médicos da Universidade Federal do Estado de São Paulo e de agentes da Polícia Civil do Amazonas chegou, no dia 14 de maio, ao município de Barcelos (AM), onde, até o dia 17, realizou 132 atendimentos médicos, 67 odontológicos e 12 emissões de documentos.

(CCSM/FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *