NHoFlu “Rio Branco” realiza comissão “Recon Madeira”

NHoFlu “Rio Branco” realiza comissão “Recon Madeira”

O Navio Hidroceanográfico Fluvial (NHoFlu) “Rio Branco” realizou, no período de 30 de agosto a 28 de setembro, a “Recon Madeira”. A comissão está inserida no contexto do Termo de Execução Descentralizada n° 003/2015, firmado entre a Marinha do Brasil e o Departamento Nacional de Infraestrutura (DNIT), que prevê a publicação de novas Cartas Náuticas e a implantação de balizamento ao longo de toda a extensão navegável do Rio Madeira, de Porto Velho (RO) até a foz.

Navio Hidroceanográfico Fluvial “Rio Branco”
Navio Hidroceanográfico Fluvial “Rio Branco”

Nessa comissão, foram executados o planejamento e o reconhecimento para instalação de placas de sinalização e faroletes no trecho do Rio Madeira, entre as cidades de Porto Velho (RO) e Manicoré (AM). A comissão foi realizada no período de seca histórica do Rio Madeira, com os menores níveis registrados em 48 anos, o que serviu para ratificar a exatidão dos recentes levantamentos hidrográficos realizados pelo navio, para estabelecer o calado máximo em regime de seca e a rota segura de navegação ao longo de todo o rio, bem como testar a viabilidade da instalação dos sinais náuticos planejados.

A comissão contou com o embarque de representantes do DNIT, que puderam conhecer as capacidades do navio e acompanhar os trabalhos realizados, bem como observar as dificuldades de navegação nos trechos críticos do Rio Madeira no regime de seca.

(CCSM/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *