No Centro-Oeste, 24 horas por dia, militares auxiliam população afetada pela enchente do Rio Aquidauana

Aquidauana (MS) – O 9º Batalhão de Engenharia de Combate (9º BE Cmb) foi acionado pela Defesa Civil do município em 20 de fevereiro, em decorrência da enchente que assola as cidades de Aquidauana e Anastácio. Uma equipe, que já se encontrava de prontidão, realizou inicialmente a retirada da população ribeirinha, atuando na remoção de cidadãos e seus pertences. Nessa primeira etapa, foi prestado apoio direto para cerca de 40 famílias que tiveram suas casas invadidas pela cheia do Rio Aquidauana. Além da remoção das famílias, foi feita uma completa mudança, retirando todos os móveis e pertences, que foram levados para os abrigos da prefeitura da cidade.

Dando continuidade ao apoio e visando possibilitar o fluxo de pedestres, entre os municípios de Aquidauana e Anastácio, no dia 21, por volta das 23 horas, teve início a montagem de uma passadeira de alumínio, de 144 metros de comprimento. Com militares trabalhando noite adentro, às 4 horas da manhã do dia 22, os cidadãos já puderam transitar de uma cidade para outra. A travessia está sendo realizada com o controle dos militares do 9º BE Cmb, que orientam as filas, colocam os coletes salva-vidas, para a segurança das pessoas que transitam na passadeira, e conduzem os moradores para o outro lado do rio. A operação da passadeira permanece até o presente momento, de forma ininterrupta, 24 horas por dia.

Para a operação de apoio à Defesa Civil da cidade de Aquidauana, foram empregadas viaturas 5 toneladas, botes pneumáticos, duas equipagens de passadeira de alumínio, quatro embarcações de alumínio, motores de popa, viaturas administrativas, coletes salva-vidas e o efetivo de uma Companhia de Engenharia de Combate, com cerca de 90 militares.

A tropa do 9° BE Cmb permanece atuando há três dias, continuadamente, tanto na remoção de famílias de novas áreas atingidas, quanto na operação da passadeira que interliga os municípios de Aquidauana e Anastácio, possibilitando o fluxo de pedestres. Durante toda a operação, até o momento, estima-se que tenha ocorrido o tráfego de cerca de 10.000 pessoas.

No dia 22, o Comandante do 9º Batalhão de Engenharia de Combate recebeu o Governador do Estado de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, que veio agradecer pelo apoio à população atingida pela enchente. Materializando a prontidão permanente da Força, mais uma vez, o Exército demonstra sua capacidade de resposta rápida e eficaz.

Fonte: Agência Verde-Oliva

(CCOMSEX/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>