No Dia da Vitória, Heróis da 2ª Guerra Mundial, com 97 anos, recebem homenagem na Capital dos Blindados

Santa Maria (RS) – Homenagear os heróis da Segunda Guerra Mundial foi o principal objetivo da solenidade alusiva ao Dia da Vitória, realizada em 8 de maio, na Guarnição de Santa Maria, no 3º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado, “Regimento Mallet”, e presidida pelo Comandante Interino da 3ª Divisão de Exército (3ª DE),“Divisão Encouraçada”, General de Brigada Giovany Carrião de Freitas.

Logo no início da cerimônia, o toque de “Presença de Ex-Combatente” soou, em homenagem aos Senhores Taltíbio de Melo Custódio e Aribides Rodrigues Pereira, ambos com 97 anos, que integraram a Força Expedicionária Brasileira (FEB) e, com sacrifício, bravura e glória, souberam defender a honra da Pátria e os ideais de liberdade e democracia, por ocasião da Segunda Guerra Mundial.

Após o canto da Canção do Expedicionário, foi entoado o toque de silêncio, em memória aos heróis brasileiros, cujas ações ecoam eternamente em nossos corações, como exemplo a ser seguido por todos, de devoção ao cumprimento do dever e de amor à Pátria.

A Ordem do Dia, do Ministro de Estado da Defesa, lida durante a solenidade. “É uma data de culto e de glória para o Brasil. Momento de reflexão e recolhimento para melhor reforçarmos nossos valores. Momento de prestamos reverente continência aos nossos heróis – marinheiros, soldados e aviadores – e àqueles que sofreram a dor de suas perdas. Homenageamos, também, àqueles que difundiram seus feitos e se guiaram pelos seus exemplos de coragem, abnegação e patriotismo ao longo desses 73 anos”, destacou.

Em suas palavras, o General Carrião enfatizou que “é um privilégio para todos os presentes contar com a presença dos Ex-Combatentes, nossos heróis, que merecem nossa honra e toda nossa gratidão”.

No prosseguimento, o Sr Aribides foi condecorado, pelo Comandante da 3ª DE, com a Medalha da Vitória, em reconhecimento por sua contribuição na difusão dos feitos da FEB no teatro de operações europeu.

Também como reconhecimento da Instituição aos heróis que participaram do maior conflito bélico do século XX, os Ex-Combatentes, Senhores Taltíbio e Aribides, receberam, do Comandante da “Divisão Encouraçada”, um álbum de fotografias, que mostra a participação efetiva nos eventos da Guarnição de Santa Maria.

A solenidade contou com a presença do Diretor do Forum da Comarca de Santa Maria, Dr Ulysses Fonseca Louzada; do General de Brigada Jorge Alberto Duardes Boabaid; do Comandante da ALA 4, Coronel Elison Montagner; e de autoridades civis e militares. A tropa esteve composta por militares da 6ª Brigada de Infantaria Blindada, da 3ª Região Militar e da Ala 4 da Força Aérea Brasileira.

(CCOMSEX/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>