No IDEB 2015, CMPA é o 1º lugar no RS e o 10º no Brasil

No IDEB 2015, CMPA é o 1º lugar no RS e o 10º no Brasil

Porto Alegre (RS) – Nos resultados do Índice Nacional da Educação Básica 2015, recentemente divulgados, o Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA) conquistou o 1º lugar no Rio Grande do Sul, com índice geral 7.4, sua melhor pontuação histórica desde que o índice foi criado, em 2007.

no-ideb-2015-1

Entre as 29.863 escolas brasileiras que pontuaram (todas integrantes das redes públicas municipal, estadual e federal), o CMPA conquistou o 10º lugar nacional, tomando-se como critério de desempate a Nota Média Padronizada da Prova Brasil 2015.

O IDEB

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) é um indicador criado pelo Governo Federal em 2007 para medir a qualidade do ensino nas escolas públicas a cada dois anos.

O índice é apresentado numa escala que vai de zero a dez. A meta geral é alcançar ou ultrapassar o índice 6.0 até 2022, o mesmo resultado obtido pelos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que ficaram entre os 20 mais bem colocados do mundo, quando se aplica a metodologia do IDEB em seus resultados educacionais.

no-ideb-2015-2

O índice possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população. É um dado concreto, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. É calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo INEP. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente. As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil, para escolas e municípios, e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), para os Estados e o País, realizados a cada dois anos.

(CCOMSEX/ FM)

Share

One thought on “No IDEB 2015, CMPA é o 1º lugar no RS e o 10º no Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *