No Nordeste, obras de engenharia e Operação Carro-Pipa continuam com andamento normal

No Nordeste, obras de engenharia e Operação Carro-Pipa continuam com andamento normal

O Comando Militar do Nordeste (CMNE) apoia as ações do Comando Conjunto Nordeste e dos Comandos do 2º e 3º Distritos Navais, no contexto da Operação Covid-19, do Ministério da Defesa. Nelas são reforçadas as medidas de segurança e prevenção contra o novo coronavírus e em favor da população brasileira.

Em Alagoas, o 59º Batalhão de Infantaria Motorizado (59º BIMtz) apoiou a campanha de vacinação contra a gripe. Os militares atuaram na organização e no controle do fluxo de pessoas nos pontos de vacinação volantes.

Em Sergipe, a união de esforços entre o Exército, por meio do 28º Batalhão de Caçadores (28º BC), e entidades governamentais resultou na campanha voluntária de doação de sangue, reforçando os estoques dos bancos de sangue na cidade de Aracaju. Os militares também apoiaram a prefeitura na distribuição de cestas básicas nas escolas municipais, cooperando com a organização e a segurança nos locais de entrega. Em Pernambuco e Rio Grande do Norte, o Exército participou de treinamento de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear.

O Comando Militar do Nordeste segue com continuidade as suas ações. No dia 2 de abril, em Recife, foi finalizado o embarque, em uma aeronave C130 Hércules da Força Aérea Brasileira, de 298 militares do Exército Brasileiro, para a Operação Acolhida, numa ação que visa apoiar os imigrantes venezuelanos, que se encontram em situação de vulnerabilidade no Brasil. Tal embarque foi realizado com as medidas necessárias de profilaxia da Covid-19.

No Piauí, o 25° Batalhão de Caçadores (25º BC) e o 2º Batalhão de Engenharia de Construção (2º BEC) enviaram cerca de 40 militares para atuar nas ações em cooperação com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros nos municípios de Barras, Batalha, Esperantina, Luzilândia, Buriti dos Lopes, Porto e Parnaíba, no Piauí. A Operação Marataoan, coordenada pela 10ª Região Militar, foi iniciada no dia 26 de março e consistiu em assistir a população das regiões afetadas pelas cheias do Rio Marataoan.

As obras de engenharia não param. Este mês foram entregues três obras pelo 1º Grupamento de Engenharia: obras de infraestrutura e adequação dos espaços residenciais do Complexo Militar do Curado; recuperação de estradas em Maranguape, no Ceará; e melhoria das instalações do 28º Batalhão de Caçadores, em Aracaju (SE).

As atividades da Operação Carro-Pipa continuam dentro da normalidade. Ao longo do ano de 2020, a operação atendeu uma população de 2 milhões de pessoas, distribuídas em 600 municípios do nordeste brasileiro e do norte de Minas Gerais, percorrendo mais de 3 milhões de quilômetros e contando com 1.800 prestadores de serviço de entrega de água para atender a essa distribuição.

(CCOMSEX/FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *