Nova edição de exercício de defesa química acontece em 2015

Nova edição de exercício de defesa química acontece em 2015

Os países Membros da Convenção para Proibição de Armas Químicas (CPAQ) participarão, em 2015, da sexta edição do Curso de Assistência e Proteção em Resposta a Emergências Químicas e de encontro sobre o mesmo tema para Estados Partes da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Nova edicao de exercicio de defesa quimica

As próximas agendas da CPAQ foram anunciadas nesta sexta-feira, durante a solenidade de encerramento do I Exercício Regional de Assistência e Proteção para países que integram a Convenção, realizado nessa semana no Rio de Janeiro.

O secretário executivo da Autoridade Nacional do Brasil junto à Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ), e coordenador geral de Bens Sensíveis do Ministério da Ciência e Tecnologia, Sérgio Frazão Araújo, falou sobre a expertise do Exército Brasileiro e da Marinha do Brasil em relação a esse assunto. Para o secretário, esse conhecimento fortalece as relações entre o Brasil e a comunidade latino-americana e caribenha a no tema da Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (DQBRN).

“É importante que a Autoridade Nacional brasileira, em conjunto com o Ministério da Defesa, continue com esse empreendimento em cooperação com a OPAQ, para que o país se mantenha na vanguarda da área de assistência e proteção contra as armas químicas”, disse Frazão.

O evento de fechamento do I Exércício foi prestigiado por autoridades civis e militares, entre elas o chefe do CTEx, general Claudio Duarte de Moraes; o subchefe do Estado-Maior do Exército, general José Fernando Iasbech; o oficial de Assistência de Proteção da OPAQ, Justo Quintero Mendez; e o gerente de divisão de Tecnologia Sensíveis da Defesa, coronel Newton Soares Santa Rossa.

Foto: Karla Regina

(MD ASCOM/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *