Novo diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional toma posse

Novo diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional toma posse

O novo diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, general João Francisco Ferreira, tomou posse nesta quarta-feira (7). A cerimônia contou com a presença do Presidente Jair Bolsonaro, que destacou a importância da Itaipu para o Brasil e o potencial do novo comandante à frente da empresa.

“Pouca coisa vai mudar aqui em Itaipu. Pouca coisa vai ser aperfeiçoada aqui em Itaipu. Ele pega uma casa arrumada, mas tem que ter pulso, e ele tem. Tem que ter coragem para decidir, e ele tem. Ele tem também a previsibilidade”, afirmou o Presidente.

Novo Diretor-Geral Brasileiro da Itaipu Binacional, Gen Francisco Ferreira.  Foto: Alan Santos/PR

General João Francisco Ferreira assume o cargo no lugar do general Joaquim Silva e Luna, que permaneceu cerca de dois anos à frente da hidrelétrica. Ferreira é o 13º diretor-geral brasileiro e o quarto militar a comandar a Itaipu. Ele deve permanecer no comando até 16 de maio de 2022.

“Sinto-me muito motivado para fazer face a esses grandes desafios. Nesta tarefa, que terá minha integral dedicação, estou certo de contar com o apoio de nossos diretores e de toda a valorosa equipe de funcionários da Itaipu. Juntos, buscaremos soluções adequadas e oportunas para avançarmos de forma coesa rumo ao futuro”, agradeceu o novo diretor.

Quem é o novo diretor-geral brasileiro de Itaipu

O general de Exército João Francisco Ferreira, nascido em 1949, em Santa Maria (RS), incorporou ao Exército no ano de 1966. É bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras, onde se formou como oficial de Infantaria em 1972.

Entre as diversas funções na carreira, destacam-se:

– Integrante da Missão Militar Brasileira de Instrução no Paraguai, onde atuou como instrutor de paraquedismo;
– Comandante do Oitavo Batalhão de Infantaria Motorizado, em Santa Cruz do Sul (RS);
– Adido Militar na Embaixada do Brasil, no México;
– Comandante da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada, sediada em Pelotas (RS);
– Comandante da Brigada de Infantaria Paraquedista, no Rio de Janeiro;
– Vice-chefe do Estado-Maior de Defesa, do Ministério da Defesa;
– Comandante da 6ª Região Militar, em Salvador (BA); e
– Comandante Militar do Oeste, em Campo Grande (MS).

Itaipu

A empresa gera por ano mais de 75 milhões de Megawatts/hora de energia elétrica, valor que corresponde a mais de 12% de toda a demanda de energia elétrica do Brasil e mais de 90% da demanda do Paraguai.

(PLANALTO/FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *