NPaFlu “Roraima” realiza Tiro de Homologação do canhão de 40mm em Velho Airão (AM)

NPaFlu “Roraima” realiza Tiro de Homologação do canhão de 40mm em Velho Airão (AM)

No dia 28 de abril, o Navio-Patrulha Fluvial (NPaFlu) “Roraima”, subordinado ao Comando da Flotilha do Amazonas, suspendeu da Estação Naval do Rio Negro para realizar o Tiro de Homologação do canhão de 40 mm na raia de tiro de Velho Airão, no Rio Negro, no Estado do Amazonas.

Primeiro disparo do NPaFlu “Roraima” durante Tiro de Homologação do canhão de 40mm
Primeiro disparo do NPaFlu “Roraima” durante Tiro de Homologação do canhão de 40mm

A ação contou com o auxílio de dois representantes do Centro de Manutenção de Sistemas (CMS), responsáveis pela validação final do canhão. O NPaFlu “Pedro Teixeira”, com uma aeronave UH-12 embarcada, acompanhou o exercício como unidade de apoio e segurança.

O Governo do Estado do Amazonas cedeu à Marinha um terreno situado à margem direita do Rio Negro, entre o município de Velho Airão e a comunidade de São Domingos, para a prática do exercício. A Administração do Parque Nacional do Jaú foi previamente alertada, bem como os municípios vizinhos. Lanchas de Ação Rápida foram utilizadas para controlar o trânsito das embarcações que estivessem navegando nas proximidades.

O “Águia do Amazonas”, como é carinhosamente conhecido, realizou duas corridas de fogo diurnas e uma corrida de fogo noturna. Foram realizados 43 tiros, sendo três singelos e duas rajadas com 20 munições cada. O tiro foi realizado com sucesso e o canhão foi homologado pelos profissionais do CMS.

(CCSM/FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *